segunda-feira, abril 29, 2024
COLUNASDESTAQUEESPORTES

Juiz-forana estreante é campeã em torneio de fisiculturismo no Rio

Rafaella Bichara venceu o Campeonato de Fisiculturismo e Fitness Estreantes em sua categoria, a bikini fitness, e na overall, entre as melhores do evento.

Juiz-forana Rafaella Bichara dedicou cerca de dez meses de preparação para o evento
(Foto: Magaclick)

É possível dizer que a juiz-forana Rafaella Bichara superou mais obstáculos do que imaginava até levantar dois troféus no Campeonato de Fisiculturismo e Fitness Estreantes, no último fim de semana, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez nos palcos, a atleta foi a melhor colocada tanto na sua categoria, a bikini fitness para mulheres de até 1,63m, quanto na overall, prêmio concorrido por todas as campeãs do evento, voltado para o debute de esportistas de todo o país, sob organização da Brasil Fisiculturismo e Fitness (Braff).

 “Me senti com o dever cumprido. Todo o sacrifício valeu a pena, ver as mudanças do nosso corpo e como ele é incrível se você fizer tudo certinho. É uma sensação muito boa. Eu sabia que tinha muita gente torcendo por mim, mas depois que ganhei apareceram pessoas que eu nem imaginava que estavam comigo”, disse a atleta.

Rafaella, 33 anos, decidiu se desafiar no início deste ano. Foi incentivada por pessoas como o namorado e treinador, Diogo Paris, que também possui trajetória no fisiculturismo, e recebeu atenção, ainda, do preparador Fernando Maradona. Ela estrearia em abril, mas a pandemia, imprevisível para todo o mundo, dificultou sua meta.

“Fui pegando gosto aos poucos. Comecei a me preparar em janeiro. Eu já seguia uma dieta, mas própria para o evento foi a primeira vez. Mas pela questão da pandemia, acabou que tudo foi adiado. Só que continuei focada. Eu queria me superar, saber se conseguiria chegar lá, porque não é fácil. Mas queria ver até onde meu corpo iria”, recorda.

Restrição alimentar e cardio às 5h

Personal trainer, Rafaella não podia abrir mão de seu trabalho. Ao mesmo tempo, sabia da importância da disciplina para o sucesso no que propôs como objetivo pessoal. Com isso, sua rotina de preparação para o campeonato passou a começar às 5h. Os contratempos não foram poucos.

“Uma das principais dificuldades é a restrição alimentar, não pode sair da linha que o corpo sente. E tive que acordar 5h todos os dias para fazer cardio. Porque você junta com o dia inteiro de trabalho. Eram duas horas de cardio por dia, às 5h e às 19h, mais a musculação, que eu fazia quando tinha um tempinho do trabalho. Um dia sem fazer era um dia a menos mesmo, então essa disciplina, força de vontade, foi o maior desafio”, avalia Rafaella, que seguiu centrada mesmo diante das populares tentações alimentares. “O Diogo (treinador e namorado) comia pizza no final de semana na minha frente e eu sentada na bicicleta! Mas é muito bom você ver que consegue o que deseja, se fizer por onde.”

E Rafaella não deve parar por aí. A atleta faz planos de participar pelo menos do Muscleconstest, em novembro, competição de nível elevado em âmbito nacional. “Já volto para a minha preparação e, dependendo de como for, também posso participar de outro campeonato, o Champion, em dezembro, para tentar melhorar cada vez mais.”

Fonte: Tribuna de Minas / Por Bruno Kaehler

An Quim