domingo, maio 5, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Atual prefeito e candidato à reeleição de Passa Quatro morre na véspera da eleição

Antônio Claret Mota Esteves estava internado havia duas semanas, quando sofreu um infarto. Justiça Eleitoral avalia substituição de candidato.

Antônio Claret Mota Esteves morreu em Passa Quatro (MG)
Foto: Reprodução/Partido Verde

O atual prefeito e candidato à reeleição de Passa Quatro (MG), Antônio Claret Mota Esteves (PV), morreu na noite deste sábado (14), aos 62 anos. Antônio estava internado havia duas semanas, após sofrer um infarto.

Claret foi o prefeito eleito mais novo da história de Passa Quatro, aos 28 anos, no ano de 1986. Ele ainda foi vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito e prefeito em duas ocasiões.

O velório começou na quadra poliesportiva às 6h deste domingo (15). Às 11 horas aconteceu um cortejo até a Câmara Municipal e depois o corpo seguiu para o Cemitério Municipal onde foi sepultado.

Substituição

Segundo o juiz eleitoral Ronaldo Ribar, da comarca de Itanhandu (MG), que responde por Passa Quatro, o Partido Verde fez a solicitação para substituição de Antônio Claret ainda na noite de sábado. O pedido do partido é que, neste caso, entre na disputa a chapa de Henrique Nogueira Gonçalves como candidato a prefeito e Marco Torres como vice.

No entanto, como as urnas já estavam lacradas, não houve tempo para substituição do nome e da foto de Antônio Claret. Desta forma, o candidato deve aparecer nas urnas.

A Justiça Eleitoral ainda está avaliando o pedido de substituição, o que é comum em toda troca de candidatos. A lei eleitoral permite a troca de candidatura após o prazo (20 dias antes do pleito) em caso de morte. Segundo o advogado da chapa, todo o trâmite foi feito de forma correta para permitir a substituição.

Caso o pedido seja aceito, os votos destinados a Antônio Claret vão para Henrique Nogueira Gonçalves. Caso seja indeferido, os votos serão anulados.

Além de Antônio, Passa Quatro tem como candidatos a prefeito Betinho Paiva (DEM) e Dr. Aledson (PSC).

Fonte: G1 Sul de Minas / Por Fernanda Rodrigues e Juliete Gonçalves — Passa Quatro, MG