domingo, maio 5, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Técnica em enfermagem recebe primeira dose da vacina de Covid em Estrela Dalva

Mariângela Nunes Freira, técnica em enfermagem estelalbense, recebendo primeira dose da vacina de Covid em Estrela Dalva.

O município de Estrela Dalva recebeu na tarde de terça-feira, 19 de janeiro, o primeiro lote da vacina contra o Covid-19 disponibilizado pela Gerência Regional de Saúde ao nosso município!

O quantitativo para a cidade, nesse primeiro lote, foram de 10  doses do imunizante. Nesta fase, serão vacinados os grupos prioritários estabelecidos no Plano Nacional de Imunização, que são os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, conforme tabela disponibilizada pelo Ministério da Saúde e a SES/MG.

Vale ressaltar que a aplicação da segunda dose já está garantida e permanece estocada na Superintendência Regional de Saúde (SRS).

A técnica de enfermagem Mariangela Nunes Freire, 41 anos, foi a primeira estelalbense a ser vacinada na cidade na manhã de ontem, quarta-feira / dia 20. Com isso, a Secretaria de Saúde de Estrela Dalva iniciou a vacinação contra o novo coronavírus.

Mara, como é conhecida, trabalha há 16 anos da rede municipal de saúde de Estrela Dalva. Ela está na linha de frente de enfrentamento ao vírus. Ela vai de casa em casa fazer controle de pressão, curativos e atendimentos à população e por isso foi escolhida como a primeira a receber a vacina no município.

“Fiquei muito lisonjeada de ser convidada para ser a primeira a tomar uma dose da vacina. Quem não queria está sendo o primeiro a ser o primeiro a ser vacinado? Estou muito contente, e estou contente também por [a vacina] ter chegado a Estrela Dalva. E com isso não vejo a hora de começarmos a vacinar todos os nossos munícipes”, declarou emocionada a técnica em enfermagem.

O prefeito Diego Coutinho da Costa esteve o tempo informado sobre a chegada das  doses da vacina ao município e o início de aplicação das vacinas. Quem o manteve informado foi o vice-prefeito e secretário de saúde, Romero Borges Bittencourt, que juntamente com o enfermeiro, Wesley Coutinho Queiroz, o “Preto”, enfermeiro (ESF) e coordenador da atenção primária, foram buscar as doses da Coronavac na Gerência Regional de Saúde em Leopoldina e estiveram presentes acompanhando a primeira cidadã de Estrela Dalva a ser imunizada contra o novo coronavírus, uma data muito esperada.

“É um momento de celebração, muito importante, porque a gente vive preocupado com isso há muito tempo. Finalmente podemos dar esperança à população.”, disse o vice-prefeito.

Já o coordenador da atenção primária reforçou que o município é obrigado a seguir todos os protocolos do Ministério da Saúde, que definem a prioridade na imunização, ou seja, quem tem direito a receber a vacina primeiro, que são profissionais da saúde que trabalham na linha de frente de combate à covid-19. E nos municípios onde há população indígena, pessoas maiores de 18 anos deficientes institucionalizados e idosos institucionalizados, estes também tem prioridade para estas primeiras doses, o que não é o caso de municípios como Estrela Dalva, que não possui idosos institucionalizados, ou seja, idosos em asilos, por exemplo.

“É realmente um momento de muita alegria”, mas a população precisa ter paciência e confiar que o primeiro passo para a imunização já foi dado, e pouco à pouco, todo mundo será vacinado. Mas até isso acontecer, todas as medidas de prevenção e cuidados devem continuar sendo tomados. Usem máscaras, álcool em gel e evitem aglomerações”, reforçou Preto.

Fonte e foto: Comunicação Prefeitura de Estrela Dalva