sábado, maio 4, 2024
COLUNASDESTAQUEESPORTESNOTÍCIAS

ESPORTES: Talis, zagueiro alemparaibano, assina contrato com União Frederiquense pela segunda vez e vai disputar campeonato gaúcho da Série A2

Escudo do União Frederiquense, clube gaúcho que o zagueiro alemparaibano Talis vai defender as cores a partir do próximo mês de julho.

Talis Anacleto da Silva, zagueiro alemparaibano com passagem de sucesso em vários clubes brasileiros (Portuguesa de Desportos, Novo Hamburgo, Ipatinga, Goiânia, Iporá e outros) e estrangeiros (Portugal – Louletano / Alemanha – Fortuna Düsseldorf), acaba de assinar contrato com o União Frederiquense, do município gaúcho de Frederico Westphalen, um dos clubes mais novos do Rio Grande do Sul, com apenas 10 anos de existência.

O convite a Talis partiu do treinador Daniel Franco, tendo total apoio do presidente Edson Cantarelli, que na procura de um zagueiro forte e de estilo clássico, viu no último campeonato goiano que o homem que sua zaga precisa é justamente o atleta que liderou a linha de zagueiros do Iporá, um dos clubes finalistas da última competição goiana – Talis. Vale ressaltar, Talis atuou, em 2014, pelo União Frederiquense, ocasião em que foi um dos líderes da equipe de Frederico Westphalen que subiu para atuar na Série A do campeonato gaúcho de 2015.

Hoje, 15 de junho, Talis deu entrevista para a emissora frederiquense, Rádio Comunitária, que anunciou sua volta àquela bela e acolhedora cidade de 32 mil habitantes, onde defenderá as cores do Leão da Colina, apelido carinhoso do clube fundado em 03 de agosto de 2010 por dois colunistas do jornal O Alto Uruguai, Samuel da Silva e Márcio Bariviera, que viviam indagando em seus espaços no jornal impresso e na rádio Comunitária, de Frederico Westphalen: “Por que Frederico Westphalen não tem um time futebol profissional?

A imprensa de Frederico Westphalen dá as boas vindas ao retorno de Talis ao União Frederiquense.

O União Frederiquense foi filiado na Federação Gaúcha de Futebol em setembro de 2010 e disputa a Divisão de Acesso do Gauchão desde 2011. Mandou seus jogos até 2017 no estádio Vermelhão da Colina, que pertence ao Itapagé e estava cedido ao União Frederiquense. Já em sua segunda participação na segundona gaucha (Série A2) alcança a vaga ao quadrangular final que decide o acesso a elite do futebol gaúcho em 2013. Apesar de ter chegado à última rodada na zona de classificação, acabou perdendo para o Guarani de Camaquã em casa, assim deixando de conquistar a tão sonhada vaga para a primeira divisão do futebol gaucho.

Talis mostrando sua categoria disputando uma jogada no último campeonato goiano contra um atacante do Goiás.

O mascote oficial do União Frederiquense é um leão, denominado Leão da Colina e o Hino Oficial do clube tem por título “Heróico filho do Barril”, ambos escolhidos em concurso aberto aos torcedores em geral. O União sediou seus jogos no Vermelhão da Colina até 2017, estádio locado junto ao Itapagé, devido à sua estrutura de vestiários e arquibancada, além de que não havia como sediar jogos no Ipiranga pelo fato de que o clube encerrou suas atividades de futebol de campo, sendo que o antigo gramado será utilizado para outras atividades sociais do clube.

Talis, vestindo a camisa de seu último clube, o Iporá, uma dos finalistas do último campeonato goiano.

Em 2014 a equipe conquistou a vaga para a primeira Divisão do Campeonato Gaúcho de 2015 ficando em 3° lugar na Divisão de Acesso.

Em 2015 a equipe termina em 15º lugar no Campeonato Gaúcho e é rebaixada.

Em 2015, conquistou o primeiro titulo de sua história, a Copa Valmir Louruz

Em 2016, a equipe chegou ao quadrangular final da Divisão de Acesso, mas não conseguiu a vaga para a Primeira Divisão Gaúcha.

Em 2017, a equipe não passou da fase classificatória.

Em 2018, a equipe não passou da fase classificatória. No mesmo ano, o União Frederiquense inaugurou sua arena, com capacidade inicial de 1400 pessoas. Na estreia da arena, houve cerca de 900 torcedores.

Em 2019, o time de Frederico Westphalen escapou do rebaixamento para Terceirona na última rodada, ao vencer o São Borja por 2 a 0.

O site do ALÉM PARAHYBA se vê orgulhoso de levar até os seus leitores mais uma notícia mostrando que mais um filhos da boa terra alemparaibana novamente é reconhecido além fronteiras pelo seu talento. Ao nosso querido amigo Talis Anacleto da Silva, para nós simplesmente Talis, fica aqui o nosso desejo de sucesso na acolhedora cidade gaúcha de Frederico Westphalen, onde novamente mostrarás o talento que o fez brilhar e ser reconhecido dentro das quatro linhas do futebol em vários clubes brasileiros e estrangeiros.

PARABÉNS, CARO AMIGO, E BOA SORTE!!!

Fotos: Rede Social.