segunda-feira, abril 29, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Miguelzinho exonera sua irmã do cargo de Secretária Municipal de Saúde de Além Paraíba

Estranhamente a Nota Oficial foi publicada às quatro horas da madrugada deste domingo (22). Críticas invadem o site da Prefeitura.

Apenas quatro dias incompletos após a realização da Assembleia Geral Extraordinária do Hospital São Salvador, ocorrida na noite da última quinta-feira (19), ocasião em que um grupo liderado por parte da cúpula do Executivo Municipal se viu constrangida no encontro por ser impedida regimentalmente do mesmo (não eram membros do Conselho e sequer eram convidados), a titular da Pasta da Saúde de Além Paraíba, enfermeira Bethânia Reis de Souza, foi exonerada do cargo que ocupa pelo prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior, aliás seu irmão.
Vale ressaltar, a Nota Oficial foi publicada no site da prefeitura por volta de quatro horas da madrugada deste domingo, da 22 de agosto, e tem o seguinte teor:

“NOTA OFICIAL.
O Gabinete do Prefeito Municipal de Além Paraíba comunica o desligamento da Secretária Municipal de Saúde Bethânia Reis de Souza do cargo. Brevemente haverá nomeação de novo Secretário.
O Prefeito Municipal agradece os serviços por ela prestados ao Município e deseja-lhe sorte em sua trajetória.
Além Paraíba, 22 de agosto de 2021.
Assina: Administração Municipal de Além Paraíba – Administração 2021/2024″

Desligamento já era esperado

Num momento de grave apreensão no município, assim como em todo Estado de Minas e todos os rincões do planeta, onde a pandemia do coronavírus, tão bem enfrentada em terras alemparaibanas pelo excelente trabalho harmônico realizado entre a Pasta liderada pela enfermeira Bethânia Reis de Souza e o Hospital São Salvador, onde a equipe liderada pelo médico Dr. Rafael Gracioli, também provedor do nosocômio alemparaibano, fazem um atendimento hercúleo e bem sucedido aos infectados pela Covid-19, a exoneração de Bethânia Reis de Souza rastilhou como pólvora seca por toda a Rede Social, mostrando a insatisfação e preocupação da população alemparaibana.
Por volta de quatro horas da madrugada deste domingo, 22 de agosto, em mensagem trocada via Whatsapp com Flávio Senra, editor do site ALÉM PARAHYBA, Bethânia confirmou a notícia mostrando surpresa, mas preferiu quase nada comentar. Disse Bethânia: “É verdade sim”, afirmou quase que monossilabicamente a agora ex-secretária de Saúde de Além Paraíba. Indagado se gostaria de dar alguma declaração, enfatizou que no momento preferia o silêncio, mas que “na hora certa, se precisar sim”.
No site da prefeitura, por volta de 11 horas deste domingo, mais de 150 comentários eram de unanimidade nas críticas ao prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior e elogios à secretária destituída. Abaixo, alguns comentários selecionados mostram a indignação da população:
“Espero que reconsidere e volte com Bethânia que estava fazendo um excelente trabalho”;
“Só pode ser brincadeira! Isso é lamentável!”;
“Acho bom  o prefeito dar uma explicação decente porque essa nota não agradou ninguém. Não tem palhaço aqui não”;
“Tenha respeito pela população e esclareça essa mudança”;
“Prefeito, espero que não tenha sido picuinha interferindo no relacionamento entre você e sua irmã. Ela está fazendo um excelente trabalho e seria uma imaturidade muito grande de sua parte”;
“Acho estranho o horário e o dia em que foi publicada a Nota Oficial”;
“Prefeito, a página da prefeitura foi invadida por hackers? Pois uma notícia dessa só pode ser fake”;
“Senhor prefeito, nem é primeiro de abril, portanto o senhor deve uma explicação. Afinal, se o senhor está na prefeitura foi porque o povo o escolheu”;
Para o editor do ALÉM PARAHYBA, Flávio Senra, após a assembleia do HSS tal situação era esperada, isto porque foi claro que o prefeito e seu staff, principalmente o procurador do município, mostraram suas insatisfações com o posicionamento da agora ex-secretária sobre o apoiamento à reeleição do atual provedor ao cargo que ocupa, e que não tem apoio do Executivo Municipal, este favorável ao nome de seu irmão, o médico Alexandre Reis de Souza. Ao que tudo indica, segundo o Estatuto do Hospital São Salvador, no atual momento Alexandre não pode ser candidato ao cargo.
Numa curta mensagem no site da prefeitura, Bethânia deixou claro como recebeu a notícia de sua exoneração, que pode, no entendimento de muitos, como uma covardia sem precedentes na história político-administrativa de Além Paraíba. Diz a nota da ex-secretária:
“Bom dia!
Como vocês, eu também tomei ciência da notícia pelas redes sociais e desejo ao prefeito e vice-prefeito uma caminhada próspera, cheia de luz  e que essa seja sempre em benefício  da população.
À população, estarei Sempre aqui. Contem sempre comigo.
Se cuidem!”