domingo, maio 5, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

COVID-19: Além Paraíba voltou a registrar novos casos de Covid-19 – ontem (04), foram dois novos casos

UBC de Além Paraíba não funciona mais nos finais de semana. Fiocruz não recomenda retomada de eventos com aglomeração. Queiroga diz que Brasil receberá 200 milhões de doses

Além Paraíba registrou ontem, dia 04 de novembro, dois novos casos da Covid-19, passando para 3.778, valendo ressaltar que 149 casos suspeitos ainda estão sendo investigados.

Em isolamento domiciliar estão 160 alemparaibanos, e o Hospital São Salvador abrigava na data mencionada apenas um paciente em isolamento clínico – ele é residente em Santo Antônio do Aventuureiro.

O total de óbitos em Além Paraíba permanece em 163, número que, felizmente, há mais de um mês permanece inalterado.

UBC de Além Paraíba não funciona mais nos finais de semana

Com a queda do número de casos da Covid-19 em Além Paraíba, a Unidade Básica de Covid (UBC), localizada no Bairro da Saúde, não funcionará mais aos sábados e domingos. O atendimento seguirá normalmente de segunda a sexta-feira, das 08 às 20 horas.

A determinação é da Secretaria Municipal de Saúde Pasta de Saúde, e quem sentir algum sintoma relacionado ao coronavírus no final de semana deverá procurar atendimento junto ao Pronto Socorro do Hospital São Salvador, que presta seus serviços através de convênio com a municipalidade.

Não bastasse ter que abrigar os pacientes internados, alguns mostrando gravidade nos casos, agora o HSS é sobrecarregado quando deveria ter a carga de trabalho aliviada depois de cerca de 20 meses de muita luta, desespero e dor.

Fiocruz recomenda não retomada de eventos com aglomeração

Boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) não recomenda a retomada irrestrita de eventos com aglomeração antes que 80% da população brasileira esteja completamente vacinada, seja com as duas doses de uma vacina anti-Covid ou com um imunizante de dose única. De acordo com o Localiza SUS, a plataforma do Ministério da Saúde, apenas 56% da população está com o esquema vacinal completo. Para os pesquisadores responsáveis pelo boletim, a meta de imunização deve incluir crianças e adolescentes.

Os cientistas também destacam que países do Leste Europeu e os Estados Unidos vêm apresentando surtos de Covid em decorrência da baixa cobertura vacinal, o que, para eles, deve ser evitado no Brasil.

Fugindo da recomendação, alguns estados já começam a liberar o uso de máscaras, bem como eventos em que a aglomeração de pessoas é comum e acentuada. Entre os eventos que se pretende liberar, estão os festejos de Final de Ano e o Carnaval, o que já foi decidido, recentemente, na cidade do Rio de Janeiro.

Na tarde desta sexta-feira (05), por exemplo, também a municipalidade alemparaibana irá tomar algumas decisões sobre o assunto, que se espera não seja a de liberar a realização de eventos que resultem em aglomerações, bem como o abandono do uso de máscaras.

A COVID-19 NÃO TEM LUGAR CERTO E HORÁRIO PARA ATINGIR O INDIVÍDUO. QUANDO MENOS SE ESPERA ELA ATACA, QUASE SEMPRE DE FORMA LETAL. AGENTE PÚBLICO QUE NÃO TOMA PROVIDÊNCIAS CONTRA A COVID-19 É UM CRIMINOSO EM POTENCIAL. DEPOIS NÃO VENHAM COM DESCULPAS ESFARRAPADAS!!!

Minas pode suspender uso de máscaras

O Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, afirmou que a retirada da obrigatoriedade do uso de máscaras para conter a Covid-19 no Estado pode ocorrer “ainda neste ano”, mas que ainda não é o momento para que a medida seja tomada. Ele afirmou, no entanto, não haver chance de que a suspensão do uso ocorra em novembro, mas que “talvez em dezembro” ela possa ser determinada.

O médico argumenta que o cenário atual ainda não dá condições para retirada do uso compulsório de máscaras em ambientes públicos – em especial, nos fechados – e é preciso “aumentar a cobertura (vacinal) em duas doses (ou dose única)” da população.

Minas atinge 88% da população acima de 12 anos

Minas Gerais atingiu 88% da população acima de 12 anos vacinada com a primeira dose. Já 64,14% das pessoas nesta faixa etária completaram o esquema vacinal – duas doses ou dose única. Em todo o estado, foram aplicadas até o momento quase 28,5 milhões de imunizantes contra a Covid-19. 

A pandemia em Minas Gerais segue em desaceleração. A incidência nos últimos 14 dias caiu 36%. As internações, no geral, tiveram redução 15,6%. A ocupação de leitos UTI SUS Covid está em 20% e enfermaria na casa dos 5%.

Variante Delta aparece em 100% de amostras analisadas em MG

A variante Delta do coronavírus já aparece em 100% das amostras analisadas, prevalecendo em relação às demais em circulação no território. Já são 1.119 pessoas contaminadas pela cepa, em 171 municípios. A maior parte dos casos foi registrada em Belo Horizonte: 188. A capital mineira é seguida por Juiz de Fora, na Zona da Mata, que soma 181 notificações.

Na prática, segundo especialistas, quando levamos em conta o ponto de vista de saúde pública, podemos considerar que apenas a Delta circula no Estado atualmente. No entanto, ainda é possível ter a circulação residual de outras variantes.

Queiroga diz que Brasil receberá 200 milhões de doses

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que, até o fim de dezembro, o Brasil deve receber mais 200 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Mais de 334,9 milhões de unidades de imunizantes já haviam sido distribuídas aos estados e municípios, até ontem, quinta-feira (4). Do total, 276,4 milhões foram aplicadas entre primeira, segunda e única dose.

O cronograma de entrega dos laboratórios contratados prevê a chegada de 61,8 milhões de doses em novembro e 136,7 milhões em dezembro.

Fontes diversas, tais como SES-MG, Rádio CPN, Agência Brasil e SMS-AP