domingo, abril 28, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

DECISÃO INTELIGENTE E CONSCIENTE: Guarapari (ES) cancela carnaval de rua em 2022

Menos de 90% da população da cidade está vacinada com a segunda dose contra a covid-19, o que motivou o cancelamento da festa no ano que vem.

Turistas e foliões do carnaval de Guarapari ficarão sem a tradicional festa em 2022. A Secretaria de Turismo, Empreendedorismo e Cultura (Setec) do município decidiu junto aos representantes das escolas de samba e de blocos carnavalescos, que o carnaval de rua da cidade está cancelado.

A decisão foi motivada pelos riscos que a aglomeração pode trazer. Por nota, a Setec informou que ainda não possui 90% da população vacinada com a segunda dose e, por isso, o município não fará o financiamento do Carnaval do ano que vem.

Na reunião, que contou com representantes da Secretaria de Saúde, foram apresentados os dados referentes a situação da Covid-19 na cidade. Em nota, a prefeitura anunciou que não vai financiar o carnaval do próximo ano e alegou que aglomerações podem trazer riscos para a população. De acordo com a prefeitura, os representantes das agremiações apoiaram a iniciativa do município.

Sobre as festas particulares, o município informou que realiza a concessão das licenças. Segundo o município, os eventos privados, estando regulares e seguindo as normas e as medidas de combate à Covid-19, poderão ser realizados.

Guarapari é conhecida pelo turismo intenso durante o verão, nos períodos de festas de fim de ano e, é claro, no carnaval.

Segundo a prefeitura, a festa atrairia ainda mais pessoas aumentando os riscos de disseminação da doença.

Veja a nota da Setec-Guarapari na íntegra:

“A Setec informa que diante da situação de pandemia e considerando que Guarapari ainda não possui os 90% da população vacinada com a segunda dose, contra Covid-19, o município não fará o financiamento do Carnaval/2022. Uma reunião foi realizada pelo município junto aos representantes das Escolas de Samba e de Blocos Carnavalescos da cidade, onde a equipe da Secretaria de Saúde apresentou os dados da Covid-19 e os riscos que a aglomeração pode trazer para a população. Na ocasião, os representantes das agremiações apoiaram a iniciativa do município e no momento nenhuma agremiação relatou gastos anteriores com o carnaval”, diz a nota.

Fontes: Folha de Vitória e A Gazeta