sexta-feira, maio 3, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Ministério da Saúde amplia quarta dose para pessoas acima de 50 anos

Medida também contempla profissionais da área de saúde em todas as idades.

Vacina contra Covid — Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Saúde publicou, neste sábado (4), uma nota técnica em que recomenda a segunda dose de reforço (quarta dose) da vacina contra a covid-19 para pessoas acima de 50 anos de idade e trabalhadores da saúde de todas as idades.

Com isso, a nova aplicação do imunizante passa a ser recomendada para essa faixa etária em todo o território nacional. Antes, era válida apenas para quem tem mais de 60 anos.

A orientação só vale para quem já tomou a primeira dose de reforço (terceira) há mais de quatro meses.

 “As novas orientações, publicadas em notas técnicas, consideram a necessidade de reforçar a imunização nessa faixa-etária e para os trabalhadores de saúde, com maior risco de contaminação”, diz a nota da pasta.

No entanto, a antecipação da segunda dose de reforço para esse público já tinha sido antecipada por Distrito Federal, Amazonas, Piauí e Mato Grosso do Sul. Em Pernambuco, estava liberada a partir dos 55 anos de idade.

As vacinas disponibilizadas para a quarta dose são as da Pfizer, Janssen e Astrazeneca. O usuário pode receber qualquer uma delas, independentemente da dose aplicada anteriormente.

Até o momento, 43,58% da população brasileira recebeu a primeira dose de reforço contra a covid-19, enquanto 77,43% tomou duas doses ou dose única da vacina e 83,13% foram vacinadas com pelo menos uma dose do imunizante. Os dados são do Ministério da Saúde.

Fonte: O Tempo – Por Levy Guimarães

An Quim