quinta-feira, maio 2, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Começa no dia 16 de agosto o pagamento do Auxílio Taxista 2022

Prefeituras são responsáveis pelo envio dos dados dos taxistas ao governo federal.

Começa no dia 16 de agosto o pagamento do Auxílio Taxista. Por meio do BEM-Taxista (Benefício Social para os Motoristas de Táxis), o governo federal definiu as regras para repasse de uma ajuda financeira à categoria. A previsão inicial é pagar 6 parcelas até o final do ano. As normas foram publicadas no Diário Oficial da União de quinta-feira, 28 de julho.

O cadastro já está disponível desde a última segunda-feira, dia 25, e pode ser feito por todos os municípios do país. O envio de dados é de responsabilidade das Prefeituras e do Distrito Federal, e deve ser feito em três etapas. Lembrando que o taxista não precisa fazer a inscrição. Ele só deve estar cadastrado e regularizado junto à Prefeitura que é quem vai enviar os dados ao Governo Federal.

Como será o Cadastro no Auxílio Taxista

As Prefeituras que fizerem o cadastro dos taxistas até o dia 31 de Julho junto ao Ministério, terão prioridade nos pagamentos. Estes taxistas receberão já no dia 16 de agosto.

Ainda não há valor definido para o pagamento, mas nos bastidores do governo cogita-se R$ 300 por parcela. Além disso, o total de parcelas ainda deverá ser ajustado conforme o número de cadastrados e o limite global do recurso previsto pela Emenda Constitucional nº 123. Ou seja, tanto o valor como o número de parcelas pode mudar.

Na primeira etapa, o cadastro será feito pelos municípios e distritos até dia 31 de julho, no portal Benefício Taxista. Para aquelas prefeituras que não conseguirem realizar os cadastros até a primeira data, receberão um novo prazo entre os dias 5 e 15 de agosto. Vale lembrar que o sistema permanece fechado entre as etapas. Nesse momento, o Dataprev estará analisando e cruzando os dados recebidos para identificar os profissionais elegíveis.

O beneficiário receberá a primeira e a segunda parcela juntas no dia 16 de agosto referentes aos meses de julho e agosto. Isso ocorre pois o governo não conseguiu realizar os pagamentos em julho. Para os taxistas que forem incluídos na segunda etapa das inscrições, o pagamento será no dia 30 de agosto.

Fonte e foto: Marcelo Lopes