domingo, abril 28, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Promotores de Justiça de Teresópolis recebem visita institucional da Administração Superior

Para garantir eficiência e celeridade dos serviços prestados pelo MPRJ à sociedade, o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, apresentou, na manhã de ontem, quinta-feira (07/07), aos promotores de Teresópolis o plano de gestão Racionalizar. Na reunião, também foram demonstradas as ferramentas Parquet Digital e Gestão de Territórios, que utilizam inteligência artificial, dados georreferenciados e planejamento de gestão, além do Plano Geral de Atuação (PGA) de Segurança Pública. O encontro aconteceu no Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional (CRAAI) de Teresópolis. Essa é a sexta visita realizada pela administração superior com objetivo de conhecer as necessidades de cada Promotoria de Justiça.

No início da reunião, Luciano Mattos explicou aos promotores o principal objetivo do projeto Racionalizar, que busca promover meios de tornar mais eficientes as funções do MPRJ, oferecendo condições para que os promotores regionais atuem de forma mais efetiva, focados em resultados e aptos a apresentar respostas mais rápidas às demandas da sociedade. “Estamos buscando conhecer as necessidades de cada estrutura do Ministério Público para direcionarmos o nosso planejamento e, assim, responder de forma efetiva às demandas geradas pela população. Nossas ferramentas foram elaboradas para trazerem respaldos tecnológicos ao trabalho do promotor de Justiça, tornando os esforços coordenados e eficientes”, destacou Luciano Mattos

O secretário-geral do MPRJ, promotor de Justiça Dimitrius Viveiros Gonçalves, e os servidores Tales Rodrigues Da Silva Gonçalves, Marcos Vinícius Rebello, André Oliveira Herdy da Silva e Cristiane Ramos Justen detalharam aos membros o funcionamento do MP fluminense. Durante a apresentação, os promotores esclareceram dúvidas e sugeriram medidas para aprimorar o funcionamento das plataformas. “A vinda do PGJ ao interior o aproxima da realidade e das demandas locais, e possibilita que os promotores da região conheçam relevantes projetos institucionais com impactos positivos em seus respectivos órgãos de atuação”, afirmou a promotora de Justiça Carla Tereza, coordenadora do CRAAI Teresópolis.

Até o momento, o PGJ visitou as unidades do MP em Macaé, Conceição de Macabu, Quissamã, Carapebus, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Maricá, Saquarema, Araruama, Rio Bonito, Itaboraí e Niterói. Somente nesta semana, houve encontros com promotores de Três Rios, Paraíba do Sul, Itaipava e Petrópolis na terça-feira (05/07). Já na quarta (06/07), foi a vez de Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes e Nova Friburgo. O cronograma de visitas continua sendo elaborado com a finalidade de percorrer todos os órgãos de execução do estado.

Fonte e fotos: Paulo Roberto com informações do MPRJ