domingo, abril 28, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUEELEIÇÕESNOTÍCIASREGIÃO

41 urnas eletrônicas recebidas em JF apresentaram problemas

Representando 3% do quantitativo total, equipamentos estão recebendo manutenção de técnicos do TRE-MG.

Dentre as 1.350 urnas eletrônicas recebidas em Juiz de Fora na última semana, 41 unidades apresentaram defeitos, de acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG). Todos os equipamentos, que vieram de Belo Horizonte, foram verificados durante o último fim de semana em um ginásio na sede do 2º Batalhão da Polícia Militar, no Bairro Santa Terezinha – local que os equipamentos ficarão armazenados até o primeiro turno das eleições, que ocorre no dia 2 de outubro.

O número corresponde a aproximadamente 3% das urnas eletrônicas recebidas pelo município para as eleições de 2022. No quantitativo total, já estão incluídas cerca de 150 urnas de contingência, que podem ser utilizadas para substituir as máquinas que apresentem defeito antes e durante a votação. Juiz de Fora conta com 1245 seções de votação distribuídas em quatro zonas eleitorais.

O chefe de cartório da 153ª Zona Eleitoral, Eduardo Braga, explicou que a grande maioria dos equipamentos defeituosos tinham problemas em poucos componentes, tais como o teclado de votação ou o leitor de biometria. Todas as máquinas estão recebendo manutenção de técnicos especializados do TRE/MG e estarão prontas para o processo de “carga” das urnas, de acordo com ele, que acontece entre os dias 18 a 24 de setembro em cerimônia pública, com a presença de vários órgãos fiscalizadores.

Fonte e foto: Tribuna de Minas – Por Gabriel Magacho, estagiário sob supervisão da editora Rafaela Carvalho

An Quim