domingo, maio 5, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

PF combate fraude no Auxílio Emergencial e cumpre mandados em Juiz de Fora

Houve também o bloqueio de quase R$ 2 milhões nas contas dos investigados.

Polícia Federal – Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal (PF) está realizando, na manhã desta terça-feira (6), operação em Juiz de Fora, na Zona da Mata, para combater fraudes no Auxílio Emergencial. São cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal da cidade. Há, também, o bloqueio de bens no valor de quase R$ 2 milhões em contas de investigados.

De acordo com a PF, foi possível identificar beneficiários de valores fraudados do citado auxílio. Eles recebiam os valores em suas contas por meio de boletos bancários. Após o recebimento desses valores, os investigados abriram uma empresa de investimentos com sede em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

As informações são da Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial (BNFAE) mantida pela Coordenação Geral de Repressão Geral a Crimes Fazendários (CGFAZ) que reúne dados de comunicações de irregularidades referentes ao pagamento fraudulento do auxílio, após terem sido analisados e confirmados pela Caixa. As medidas são parte de uma Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE), da qual participam a Polícia Federal, o Ministério Público Federal, o Ministério da Cidadania, a Caixa, a Receita Federal, a Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas da União.

O crime de furto qualificado pela fraude é previsto é previsto no Código Penal e a pena pode chegar a até 8 anos de reclusão mais multa.

Fonte: O Tempo