terça-feira, abril 30, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

CARNAVAL SANTO ANTÔNIO DO AVENTUREIRO

Três blocos existentes na sede no município serrano foram alguns dos destaques da Festa de Momo Aventureirense.

O município de Santo Antônio do Aventureiro realizou, é a afirmativa do povo aventureirense e dos visitantes, um dos melhores carnavais de toda a sua história. Promovida e coordenada pelo prefeito Amaury de Sá Ferreira com o apoio de sua equipe, os quatro dias de folia a Festa de Momo está tendo grande repercussão em toda região, sendo alvo de incontáveis elogios e aplausos, o que leva até crer que no próximo ano a quantidade de visitantes deve até mesmo duplicar.

Tanto na sede do município, quanto no distrito de São Domingos e na Vila de Alto da Conceição, a grande festa transcorreu com harmonia, paz e muita alegria, com a sonorização e os shows apresentados recebendo incontáveis elogios.

Um destaque especial que deve ser ressaltado na grande festa popular em Santo Antônio do Aventureiro foi a apresentação dos blocos que participaram da folia. Em São Domingos desfilaram o Bloco da Caipirinha, Os Ordinários e o tradicional das Piranhas, todos merecedores de aplausos. Já na sede do município, outros três deram conta do recado esbanjando alegria e descontração: Unidos Pelo Copo e Pela Amizade, Algodão Doce e, também tradicional, o das Piranhas.

Com o propósito de oferecer um pouco mais aos leitores sobre o que aconteceu durante os Festejos naquele município, um breve relato sobre esses três blocos que levantaram a poeira em Santo Antônio do Aventureiro nos sentimos na obrigação de fazer, além de oferecer algumas imagens daqueles que muito auxiliaram na afirmativa de que o Carnaval em Santo Antônio do Aventureiro neste ano de 2023 entrou para ser um dos melhores de toda a sua história…

BLOCO UNIDOS PELO COPO E PELA AMIZADE

Com 14 anos de existência, o Bloco Unidos Pelo Copo e Pela Amizade foi criado por um grupo de amigos encabeçados por Agnaldo, mais conhecido por Nanado. Neste ano, no meio da tarde do domingo, mais uma vez a concentração foi nas instalações da Quadra Poliesportiva, local onde centenas de foliões das mais diversas idades se reuniram em torno de brinquedos e matinês para a garotada, apresentação de bateria, DJ, outras atrações, sem contar os “copos cheios”, tudo custeado pela venda de abadás. À noite, esbanjando alegria, os componentes do Unidos Pelo Copo e Pela Amizade sairam da concentração em direção ao centro da cidade, onde desfilaram e foram aplaudidos pelos presentes. Abaixo, algumas imagens cedidas gentilmente por Tetê…

BLOCO ALGODÃO DOCE

O Bloco Infantil Algodão Doce nasceu há cerca de dez anos atrás, graças a iniciativa de Waldeneiva Zóffoli de Oliveira, a Dona Neuva, que não concordava que uma festa tão tradicional não tivesse algo voltado para as crianças aventureiresenses. Por meses a fio Dona Neuva virava noites atrás de uma máquina de costura confeccionando as fantasias para a petizada, tudo com recursos próprios Aos poucos foi ganhando apoio de familiares e amigos. Sua intenção era de que o número de crianças aumentasse a cada ano, o que sempre aconteceu. Infelizmente, há dois anos Dona Neuva partiu deixando uma grande pergunta: o que seria do Bloco Algodão Doce sem sua idealizadora?

Neste ano, Mônica, filha de Dona Neuva, começou a ser procurada por pessoas amigas, e com a ajuda de um grupo de colaboradores, 20 dias antes dos Festejos de Momo decidiu que o sonho de sua mãe não ia morrer. Com o apoio de alguns empresários e da municipalidade aventureirense, fantasias foram confeccionadas, e o bloco saiu na rua com vários brinquedos, personagens para alegrar a garotada, pipoca, algodão doce, suco de frutas naturais, refrigerantes, picolés, etc., tudo distribuído gratuitamente para a petizada.

Dona Neuva foi homenageada com sua caricatura estampada nos abadás do bloco.

“A semente foi plantada e continuará dando frutos”, afirma Lucélia, a quem agradecemos pelas informações e cessão das fotos abaixo…

BLOCO DAS PIRANHAS

Tradicionalmente, em toda cidade onde se comemoram os Festejos de Momo existe um Bloco das Piranhas, onde homens (nem todos, kkkkk) se personificam na mais antiga das profissões do mundo e, como no dito popular, “soltam as frangas”. Vale ressaltar, em algumas cidades os organizadores do tradicional bloco não não admitem, de forma alguma, a participação de mulheres…

Em Santo Antônio do Aventureiro não podia ser diferente, e lá na sede do município também se faz presente o Bloco das Piranhas, onde os foliões levaram o público às gargalhadas com seus trejeitos e até mesmo algumas aberrações. Quando lá foi criado ninguém soube precisar, valendo ressaltar que a organização neste ano ficou a cargo de um grupo de amigos. Fernanda cuidou da decoração e confecção das faixas; Fernando e Guilherme, ambos ex-vereadores, mais Cristiano, o Tuil, cuidaram de convocar a “piranhada”. Didi cuidou de arranjar alguns patrocinadores e a prefeitura se fez presente sendo responsável pela segurança e a bateria.

Neste ano, foi realizada uma homenagem ao saudoso Antônio Carlos, também conhecido por Caial, que durante anos a fio ajudou a animar o bloco.

As fotos, apesar de poucas, foram gentilmente cedidas por Fernanda Gomes…