quinta-feira, maio 2, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Motorista do ônibus com time de futebol que caiu de ponte nas proximidades de Beira Rio, município de Além Paraíba, vai responder por homicídio culposo e lesão corporal

Investigação concluiu que condutor perdeu o controle da direção após uma perda momentânea de consciência. Acidente foi registrado no início do ano na BR-116 e deixou 5 jogadores mortos e diversos feridos.

Ônibus com time de futebol cai de ponte e deixa mortos e feridos na BR-116 — Foto: Reprodução

O motorista do ônibus que transportava jogadores e caiu em uma ribanceira no início do ano, na BR-116, nas proximidades de Beira Rio, em Além Paraíba, vai responder por homicídio culposo — quando não há intenção de matar — e por lesão corporal. O acidente deixou 5 mortos e 28 feridos.

A informação é do delegado Marcos Vignolo, que esteve à frente da investigação. Ele disse na manhã de ontem, quinta-feira (27), que a causa do acidente foi a perda do controle da direção do veículo. A apuração descartou que ele seguia em alta velocidade e informou que o veículo estava em boas condições.

Na época, o ônibus era ocupado por jogadores, com idades entre 14 e 18 anos, e comissão técnica do Esporte Clube Vila Maria Elena, de Duque de Caxias (RJ). Eles voltavam da Copa Nacional Ubaporanga.

Após a finalização do inquérito, que durou 3 meses, o motorista responderá por cinco homicídios culposo e diversas lesões corporais. Ele segue em liberdade.

“Acreditamos que ele — o condutor — teve uma perda de consciência momentaneamente depois de uma parada pro lanche”, explicou.

Polícia Civil fala em entrevista coletiva sobre acidente que matou jogadores em Além Paraíba — Foto: Victória Jenz/g1

O delegado afirmou que as condições climáticas eram boas no momento do acidente, assim como a do asfalto. “O veículo também estava bom e sem problema mecânico que pudesse ter sido responsável”, revelou.

Segundo o delegado, o motorista chegou a alegar que outro veículo fechou ele na estrada. “Não teve marca de frenagem na pista. Não acreditamos nessa versão”.

Veja abaixo o resumo do caso:

·         O acidente foi por volta de 1h do dia 30 de janeiro, na BR-116, no km 792 + 500, na ponte sobre o Rio Angu, quando o time voltava de Ubaporanga (MG).

·         O Esporte Clube Vila Maria Helena, de Duque de Caxias (RJ) voltava de torneio de base em que foi campeão.

·         Vinte e quatro vítimas foram encaminhadas para o Hospital São Salvador, em Além Paraíba; duas delas foram transferidas para Muriaé.

·         Outras cinco foram levadas para a Casa de Caridade Leopoldinense, em Leopoldina;

·         Quatro adolescentes, entre 13 e 15 anos, morreram. Um jovem de 18 anos também morreu no local.

·         O veículo caiu de cabeça para baixo, perto de um riacho, após o motorista do ônibus perder o controle da direção.

·         A viagem consta como registrada no sistema de Licenças de Viagem Nacional da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

·         O ônibus envolvido pertence à LG Turismo e Transportes.

Fonte: Site GE – Por Victória Jenz — Juiz de Fora, MG