terça-feira, abril 30, 2024
COLUNASDESTAQUEESPORTESNOTÍCIAS

Morre Luisito Suárez, vencedor da Bola de Ouro em 1960

Antigo meia espanhol perdeu a vida aos 88 anos.

Luis Suárez Miramontes, também conhecido como Luisito Suárez, morreu ontem, domingo (9), vítima de doença, aos 88 anos. O antigo meia espanhol surgiu no Deportivo, antes de ser transferido para o Barcelona, onde ganhou outra dimensão. Em 1960 venceu a Bola de Ouro, atribuída pelos franceses da France Football. E até ao momento, continua sendo o único jogador espanhol a conseguir tamanha distinção.

Também conhecido como o ‘Arquiteto’, Luisito Suárez protagonizou em 1961 a maior transferência de todos os tempos até então, no valor de 250 milhões de liras, acompanhando o treinador Herrera para a Inter de Milão.

Com a camisa do clube italiano conquistou por três vezes o campeonato, duas vezes a Taça dos Campeões e vence também a Taça Intercontinental, em 1964 e 1965.

Nota, ainda, para o percurso na seleção de Espanha, onde ajudou a conquistar a Euro’1964, em casa, vencendo a final em Madrid. Apesar de não ter marcado qualquer gol, Luisito Suárez foi considerado o melhor jogador da competição.

No verão de 1970 acabaria por deixar a Inter, mudando-se para a Sampdoria, também na Itália, onde terminou a carreira três anos depois.

A Inter já reagiu à morte de Luisito Suárez, recordando o “talento único” que “elevou as cores da Inter ao topo de Itália, da Europa e do Mundo”.

Fonte e foto: Site Esporte ao Minuto