segunda-feira, abril 29, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

‘Bando de ladrão’, diz traficante ao contar a integrante da quadrilha que policiais civis roubaram cocaína

Mensagem enviada, em 2020, pelo traficante Leonardo Serro dos Santos, o Jonny, a integrante do grupo criminoso acontece após ser informado da apresentação de 220 kg de cocaína quando o plano era traficar 500 kg para a Itália através do Porto do Rio.

Investigado pela Polícia Federal, o traficante Leonardo Serro dos Santos, conhecido como Jonny ou Carioca, não se controlou e enviou, em 2020, mensagem para um integrante da quadrilha ao ser informado que policiais civis da 25ª DP (Engenho Novo) apresentaram à imprensa 220 kg de cocaína:

“Roubaram 280. Bando de ladrão fdp. Mas eles não sabem com quem estão brincando. Já estão vindo advs (advogados) para o RJ.”

‘Bando de ladrão’, diz traficante ao contar a comparsa que policiais civis roubaram cocaína do quadrilha – Foto Reprodução g1

De acordo com o plano da quadrilha de traficantes, monitorado pela Polícia Federal (PF), a ideia dos criminosos era enviar 500 kg de cocaína para a Itália, em 16 malas, através do Porto do Rio. A droga seria inserida em contêineres na área portuária.

Leonardo Serro é procurado pela PF desde 2020. Ele é um dos investigados por um esquema de envio de cocaína para a Europa através do Porto do Rio.

Na última sexta-feira (20), a Polícia Federal realizou buscas na casa de quatro policiais civis, entre eles, o delegado Renato dos Santos Mariano. Eles são suspeitos de abordarem na Avenida Brasil, em um dos acessos ao Complexo da Maré, o caminhão que levava a cocaína.

O veículo foi levado para a 25ª DP. Ao chegar ao local, os policiais não perceberam que haviam sido seguidos por um motoqueiro dos traficantes que atuaria como “batedor” da droga até o porto.

Caminhão, apreendido em 2020, com a carga de cocaína parada diante da delegacia do Engenho Novo – Foto: Reprodução g1

Assim que o caminhão foi estacionado diante da delegacia, o motoqueiro enviou para Jonny a foto do veículo. Até então, os criminosos acreditavam que alguém havia denunciado o carregamento aos policiais.

Com a apresentação de parte da droga veio a surpresa do grupo: os policiais civis mostraram apenas nove malas.

O delegado Renato Mariano explicou a apreensão na época:

“Temos investigação em andamento na delegacia e nosso núcleo de inteligência identificou a possibilidade desse transporte, dessa carga ilícita. Conseguimos localizar, interceptar e quando da abertura do contêiner, para nossa surpresa havia em seu interior somente sete bolsas que dentro das quais 203 tabletes de cocaína pura.”

Polícia apreendeu 203 tabletes de cocaína em caminhão na Avenida Brasil, em 2020 – Foto: Reprodução g1

A partir deste momento, a equipe da Polícia Civil passou a ser investigada pela Polícia Federal. Além do delegado Renato dos Santos Mariano, os outros investigados são os policiais Hugo de Novaes Almeida, Ricardo Mendes Floriano da Silva e Cláudio José Silveira.

A Justiça determinou o bloqueio de R$ 5 milhões do grupo. Este seria o valor que os policiais arrecadaram com a venda da droga. Os agentes terão que andar com tornozeleira eletrônica até o fim das investigações.

Três carros, duas motos, R$ 70 mil em dinheiro, telefones celulares e documentos também foram apreendidos.

O que dizem as autoridades e o citado

A Corregedoria-Geral de Polícia Civil disse que instaurou procedimentos internos disciplinares.

A Polícia Civil afirmou que repudia qualquer tipo de desvio de conduta e atividade ilícita, e que reitera seu compromisso no combate à criminalidade.

Fonte e fotos: g1 Rio –  Por Adriana Cruz, Marco Antonio Martins, Leslie Leitão, Gabriela Moreira.