terça-feira, abril 30, 2024
BRASIL E MUNDOCOLUNASDESTAQUEESPORTESNOTÍCIAS

Brasil é derrotado pelo Uruguai e perde invencibilidade nas Eliminatórias

Time verde e amarelo sofre revés após quase 40 jogos invicto no torneio e vê Neymar deixar gramado com suspeita de lesão.

Após 37 jogos de invencibilidade nas Eliminatórias da Copa do Mundo, a seleção brasileira perdeu para o Uruguai por 2 a 0 na noite de ontem, terça-feira (17/10), no estádio Centenário, em Montevidéu. Darwin Núñez e De la Cruz marcaram os gols da vitória celeste que encerra a sequência de 28 triunfos e nove empates do time verde e amarelo, somando outras edições da competição.

De quebra, os uruguaios encerraram um tabu, já que não venciam os brasileiros há 22 anos (12 partidas). O último resultado positivo havia sido em julho de 2001, também em Montevidéu e pelas Eliminatórias.

O Brasil volta a campo em novembro para outras duas rodadas. No dia 16, pega a Colômbia, em Barranquilla, e no dia 21, a Argentina, no Maracanã. Nessas mesmas datas, o Uruguai visita a Argentina, em Buenos Aires, e recebe a Bolívia, em Montevidéu.

Brasil não finaliza

Intenso, mas truncado, o primeiro tempo exigiu paciência de quem esperava se entreter com o clássico sul-americano. Uma estatística resume os 45 minutos iniciais: apenas uma finalização, a do Uruguai, que terminou na rede. Aos 41, Maxi Araújo cruzou da esquerda, e Darwin Núñez cabeceou no contrapé de Ederson para abrir o placar.

O Brasil teve mais posse de bola e acertou 91% dos passes. Nada disso resultou em chute à meta de Rochet. A ressaltar pelo lado verde e amarelo a saída de Neymar aos 46 minutos, com suspeita de entorse no joelho esquerdo. O atacante deixou o campo chorando e foi substituído por Richarlison.

Uruguai mata o jogo

As duas seleções voltaram para o segundo tempo com as mesmas formações. A primeira finalização do Brasil na partida veio aos 15, em cabeçada de Gabriel Magalhães, sem perigo. Rodrygo foi quem chegou mais perto de marcar pelo time verde e amarelo, ao acertar o travessão em cobrança de falta.

O Uruguai, que também pouco incomodava, sacramentou a vitória aos 31, quando De la Cruz recebeu passe de Darwin Núñez e, na pequena área, mandou para a rede.

Uruguai 2×0 Brasil

Uruguai: Rochet; Nández (Bruno Méndez), Ronald Araújo, Sebastián Cáceres e Mathías Olivera (Viña); Valverde, Ugarte e De la Cruz; Pellistri (Piquerez), Darwin Núñez e Maxi Araújo (Vecino). Técnico: Marcelo Bielsa

Brasil: Ederson; Yan Couto (David Neres), Marquinhos, Gabriel Magalhães e Carlos Augusto (Guilherme Arana); Casemiro, Bruno Guimarães (Raphael Veiga) e Neymar (Richarlison); Rodrygo, Gabriel Jesus e Vini Jr (Matheus Cunha). Técnico: Fernando Diniz

Gols: Darwin Núñez (41/1ºT) e De la Cruz (31’/2ºT)

Cartões amarelos: Rodrygo, Ederson, Casemiro, Matheus Cunha e Gabriel Jesus (Brasil) Nández, Ronald Araúho e Darwin Núnez (Uruguai)

Árbitro: Alexis Herrera (Venezuela) / Auxiliares: Alberto Ponte e Antoni García (ambos da Venezuela)

VAR: José Argote (Venezuela)

Fonte: O Tempo – Por Matheus Oliveira