sexta-feira, maio 3, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIAS

Comissão Organizadora do Processo Eleitoral para o Conselho Tutelar de Além Paraíba impugna a candidata eleita Tathiane Machado da Silva

Irmã da ex-conselheira e atual vereadora Débora Christina Machado da Silva, a Débora da Madalena, Tathiane obteve 244 votos, sendo a terceira mais votada no processo eleitoral.

No dia 1º de outubro, 3.099 pessoas saíram de suas casas para escolher os novos membros do Conselho Tutelar de Além Paraíba. O local da votação foi a Escola Estadual Sebastião Cerqueira, na Ilha do Lazareto, que em certos momentos lembrava irregularidades comuns verificadas em eleições municipais alemparaibanas, como o transporte ilegal utilizando veículos para buscar eleitores, boca de urna, etc.

A disputa foi acirrada e várias denúncias foram feitas sobre as possíveis irregularidades cometidas durante o processo. Até mesmo o promotor de Justiça Dr. José Gustavo teria determinado que dois homens que estavam fazendo campanha (boca de urna) para uma candidata deixassem as imediações da escola sob pena de serem presos.

Várias denúncias acabaram sendo apresentadas junto a Comissão do Processo de Escolha para Conselheiros Tutelares no sentido que as analisasse e tomesse as providências legais necessárias, e caso as provas apresentadas fossem confirmadas que o candidato (a) infrator (a) fosse punido (a) severamente com a perda de sua candidatura mesmo que ele tivesse sido eleito.

Ontem, segunda-feira, dia 09 de outubro, como era esperado, a Comissão Organizadora do PECT 2023, presidida por Gilmar de Paula Silva, emitiu um Parecer sobre as denúncias apresentadas, onde, julgados os recursos relativos a fatos apresentados, deciciu contra a candidatura de Tathiane Machado da Silva, aliás irmã da ex-conselheira atualmente exercendo mandato na Câmara Municipal de Além Paraíba, vereadora Débora Christina Machado da Silva.

Tathiane Machado da Silva foi a terceira candidata mais votada, tendo recebido 244 votos, o equivalente a cerca de 7,9% dos votantes que compareceram nas urnas. Sobre a candidata, informações oficiosas davam como fato ela seria a responsável, principalmente com o auxílio de familiares, pelo transporte de um grande número de eleitores, principalmente da zona rural onde reside, até a Escola Estadual Sebastião Cerqueira, local onde era realizada a votação, sem contar a boca de urna sistêmica que terias sido flagrada e denunciada.

O prazo para apresentação de recursos da candidata contra sua impugnação terminará na próxima semana, dia 19 de outubro. Caso a impugnação seja mantida, o resultado da eleição, efetivos e suplentes, passará a ter a seguinte ordem:

ELEITOS

·         Matheus Vital Souza – 322 votos

·         Sandra Aparecida S. Andrade – 280 votos

·         Ivone da Silva – 240 votos

·         Maria Aparecida S. Cytrangulo – 234 votos

·         Cristiane da Silva Oliveira – 230 votos

SUPLENTES

·         Ariane Andrade Lima – 196 votos

·         Marietti Lima Rocha Silva (nº 118) – 145 votos

·         Letícia Pereira Barbosa – 138 votos

·         Edna Maria R. Da Silva – 132 votos

·         Flávia Oliveira Viana – 130 votos