domingo, maio 5, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Energisa lança nova produção cinematográfica em Cataguases

Confira também a programação cultural desta semana.

O longa-metragem “Castelo de Terra”, mais uma produção cinematográfica do Polo Audiovisual da Zona da Mata, patrocinado pela Energisa, foi exibido ontem, terça-feira-feira, 21 de novembro, às 19h, em Cataguases, no Centro Cultural Humberto Mauro.

O documentário de Oriane Descout retrata a trajetória da diretora durante sete anos junto ao companheiro ‘Marreco’, após abandonar a rotina de classe média na Europa para viver seu destino a 9000 km de distância, na Zona Rural de Minas Gerais. Ao longo desses anos, ela registrou os desafios enfrentados e descobriu um novo estilo de vida: rural, coletivo, autogerido, sustentável e ecológico. No Brasil, conheceu seu companheiro e realizou seu maior sonho – um utópico ‘Castelo de Terra’.

O filme, gravado nas cidades de Rio Pomba, Rio Preto, Juiz de Fora, Goianá (MG) e em Saint-Nazaire na França, já está sendo exibido nas plataformas de streaming: Google Play, Now, Vivo Play, Looke.

Castelo de Terra já participou do 12º Millenium International Documentary Film Festival (Bruxelas, 2020) e 5ª edição da Mostra Ambiental Recife, além de receber a Menção Honrosa Internacional no 26º Cine Eco – Festival de Cinema Ambiental Serra da Estrela (Portugal, 2020) e o prêmio de melhor montagem no Geelong Internacional Film Festival (Austrália, 2020).

Programação Cultural

A Energisa apresenta a programação desta semana para Cataguases, Guarani, Muriaé e Leopoldina. São projetos patrocinados pela empresa ou que contam com apoio cultural da Energisa, promovendo os talentos locais, a economia criativa e disseminando a cultura brasileira.

O programa Grandes Escritores encerra a edição 2023 com palestras em Leopoldina e Cataguases com os escritores e jornalistas Mauro Ventura e Karla Monteiro. O primeiro encontro será em Leopoldina nesta quarta-feira, 22/11, às 19h30, na Casa de Leitura Lya Botelho. Já na quinta, 23/11, também às 19h30, no Centro Cultural Humberto Mauro, será a vez do público de Cataguases receberem os dois autores para um bate-papo. Incentivado pela Energisa, por meio da Lei Estadual de incentivo à cultura, o projeto voltou à Zona da Mata com oficinas e palestras após percorrer várias regiões do estado de Minas Gerais, como o Alto Paranaíba e o Triângulo. Os eventos têm entrada franca, sujeito à lotação do espaço.

Confira a agenda cultural:

▸ 22/11: Vagão das Artes, em Cataguases, 19h, Palestra ‘Humberto Mauro e o Ciclo de Cinema em Cataguases com Ronaldo Werneck’ no Centro Cultural Humberto Mauro (CCHM);

▸ 23/11: Vagão das Artes, em Guarani, 19h, com a Oficina ‘Vagão Musical’, no Teatro de Câmara César Ornellas;

▸ 24/11: Vagão Musical, em Muriaé, 19h, Oficina no Teatro Municipal Belmira Villas Boas;

▸ 25/11: Show Thaylis Carneiro e Samba Power Trio, no CCHM, em Cataguases, às 19h. Ingresso gratuito com retirada na portaria do CCHM, a partir da próxima terça-feira, 21/11;

▸ 25/11: Sarau das Artes Consciência Negra na Casa de Leitura Lya Botelho, das 9h às 11h, na Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho, em Leopoldina. Ingressos à venda de ingresso por R$ 10,00 pelo número (32) 98845.5225 – Meia entrada para idosos e crianças até 12 anos;

▸ 27/11: Vagão das Artes, em Cataguases, 19h, Palestra ‘História Cultural de Cataguases com Ronaldo Werneck’ no CCHM;

▸ Mês todo: Projeto Mix Cultural, em Cataguases, 8h às 11h30 e 13h às 17h30, Exposição de Tela INSTILAR de Altamir Soares no CCHM.

Fonte e foto: Site Marcelo Lopes / Energisa Minas Rio