quarta-feira, maio 1, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Sobrecarga provoca fogo em subestação do Hospital de Cataguases

Situação foi controlada pelos Bombeiros e ninguém ficou ferido. Energisa instalou um gerador móvel no hospital, o que permitiu a religação da energia para as atividades.

Um incêndio na subestação própria do Hospital de Cataguases ocorrida por volta das 16 horas de ontem, quarta-feira, 22 de novembro, assustou pacientes e funcionários e provocou a evacuação do prédio, por questões de segurança. Ninguém ficou ferido.

De acordo com informações preliminares obtidas junto à direção daquela Santa Casa, o incêndio aconteceu em função de uma sobrecarga no sistema interno de energia elétrica do Hospital e ao intenso calor. A subestação é um imóvel que fica ao lado do prédio principal, próximo ao Pronto-Socorro.

Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados e já controlaram a situação que chamou a atenção de quem passava por ali devido à fumaça. Até o fechamento desta matéria os esforços se concentravam para religar a energia elétrica em todo o prédio, visando principalmente a UTI onde pacientes em tratamento utilizam aparelhos alimentados por energia elétrica.

Devido a explosão do transformador, o prédio ficou às escuras e precisou ser evacuado por questões de segurança. O incidente, porém, não teve vítimas e, enquanto o Corpo de Bombeiros, profissionais da área de manutenção do Hospital, e equipes da Energisa que trabalham no local para restabelecer a energia, os pacientes de alguns setores como o da Hemodiálise, foram transferidos para o Hospital de Leopoldina e os atendimentos pelo SUS mais urgentes levados para o pronto atendimento da Unimed em Cataguases.

Conforme explicou o provedor do Hospital de Cataguases, Ulisses Portela, em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, a causa do princípio de incêndio na subestação do Hospital foi pane em um transformador que explodiu, supostamente por uma sobrecarga. Muita fumaça preta saiu do compartimento onde ele estava instalado, mas a equipe de manutenção da própria Santa Casa atuou rapidamente evitando que as chamas aumentassem. Além disso o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Municipal chegaram rapidamente, o que foi decisivo para minimizar os danos.

Pouco depois das 18 horas um gerador móvel da Energisa chegou ao Hospital e foi instalado o que permitiu a religação da energia elétrica para as atividades essenciais daquela Santa Casa, como luzes, manutenção, aparelhos e equipamentos em breve. Ulisses Portela também disse que outro gerador foi contratado pelo próprio Hospital – e está vindo de Juiz de Fora – para suprir a demanda de energia até a solução definitiva do problema na subestação.

A energia elétrica já foi totalmente restabelecida no Hospital.

Fonte e fotos: Portal/Site Marcelo Lopes