quinta-feira, maio 2, 2024
COLUNASDESTAQUESINDICATO RURAL

“Safra cheia e bolso vazio”: PIB do agro previsto para diminuir 1% em 2023

Projeção de queda no PIB do agronegócio brasileiro em 2023 sob governo de Lula.

De acordo com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), é esperado que o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro apresente uma queda de aproximadamente 1% em 2023, em relação a 2022. Essa projeção marca o primeiro ano do retorno de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. A previsão estima que o PIB do setor alcance R$ 2,6 trilhões, englobando todas as atividades relacionadas ao agronegócio, desde a produção agrícola e pecuária até o processamento e serviços relacionados.

De acordo com a CNA, a diminuição do PIB do agronegócio é principalmente resultado dos preços desfavoráveis, que são afetados tanto pelo aumento dos custos dos insumos quanto pela queda nos valores dos produtos agropecuários. Prevê-se que em 2024 haja uma redução ainda mais expressiva, podendo chegar a 2%.

Além disso, de acordo com a CNA, é esperada uma redução de aproximadamente 2% no Valor Bruto da Produção da Agropecuária em 2023. Esse valor representa a receita gerada nas propriedades rurais do país, incluindo as atividades agrícolas e pecuárias. Bruno Lucchi, diretor técnico da CNA, comentou sobre as projeções, resumindo a situação da produção agropecuária para 2023 com a frase: “Safra cheia e bolso vazio”.

Fonte e imagem: Portal Contra Fatos

An Quim