sexta-feira, maio 3, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Finalmente composição do Projeto Turístico Trem Rio-Minas chegou ao seu destino final para manutenção, em Recreio

A composição do trem do Projeto Turístico Trem Rio-Minas que saiu de Três Rios (RJ) com destino à cidade de Recreio (MG), finalmente chegou ao seu destino. Segundo informou Cynthia Nascimento, presidente da ONG OSCIP Amigos do Trem, duas locomotivas partiram de Recreio (MG) no dia 03 de julho, para se juntar à composição do Trem Rio-Minas que estava estacionados em Três Rios (RJ) e de lá retornariam para a oficina de trens de passageiros da Ong, na cidade de Recreio (MG) .

O deslocamento teve por objetivo a execução do Plano de Manutenção Preventiva do material rodante, uma vez que a manutenção é de fundamental importância para manter o funcionamento das locomotivas e dos carros de passageiros. Após a manutenção, a composição retornará à Três Rios até que se conclua a efetivação do Projeto – destacou Cyntia. Porém, durante todo o percurso, muitos foram os obstáculos enfrentados, pois a linha férrea não vem passando pela devida manutenção e diversas árvores e galhos caídos, atrapalharam a composição por todo o seu trajeto.

Ao retornar no dia 04, a composição, num total de quatro máquinas e nove vagões de passageiros, o Trem Rio-Minas encantou a todos por onde passou, como as cidades de Sapucaia (RJ) e Além Paraíba (MG), onde foram registrados vários vídeos e publicados nas redes sociais. No entanto, perto do povoado de Fernando Lobo, ainda dentro do município de Além Paraíba, a composição não conseguiu seguir seu percurso e teve que se dividir.

Já em Volta Grande (MG), na manhã do dia 05, quando iria seguir viagem até o seu destino final (Recreio/MG), um incidente sem maior gravidade ocorreu e o trem descarrilou. Conforme relatos do ex-ferroviário Valério, obtido junto a um funcionário da Prefeitura de Volta Grande e publicado nas redes sociais, “o que aconteceu foi que houve um acidente no local com um caminhão de boi que atravessou a PN e no ato da sua passagem, um dos suportes de trava da carroceria deste caminhão agarrou na linha, fazendo com que ela ficasse fora da bitola e esta diferença que deu na bitola é imperceptível ao olho do operador da locomotiva”.

No dia 08, um guindaste foi até o local para colocar a composição de volta aos trilhos e assim seguir a sua viagem, porém, os serviços só foram concluídos no dia 10, e a composição finalmente seguiu viagem e chegou ao seu destino.

O Trem Rio Minas é um Projeto Turístico interestadual que percorrerá 160 km, passando por oito cidades, partindo de Três Rios com destino a Cataguases – na Zona da Mata Mineira. Outras seis cidades estarão na rota do passeio: Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas; e Sapucaia, no Rio de Janeiro.

Texto de Sônia Carvalho.
Fotos: Sonia Carvalho, ONG Amigos do Trem e rede social.

An Quim