segunda-feira, abril 29, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

INSS começará a testar realização de prova de vida por biometria em agosto

Projeto-piloto contará, inicialmente, com 550 mil beneficiários. Aplicativo usará base de dados do TSE.

Por meio do aplicativo Meu INSS, beneficiário não precisará mais ir até uma agência Foto: Márcia Foletto

O INSS informou sexta-feira (10) que em agosto dará início ao projeto-piloto para realizar a prova de vida pelo celular, com biometria. Com esse procedimento, não haverá necessidade de o beneficiário ir até a agência bancária onde recebe.

A expectativa é que o teste seja feito com 550 mil beneficiários da autarquia, conforme informou o presidente do INSS, Leonardo Rolim, em entrevista ao Estadão. Procurado, o instituto apontou que “por ora, ainda não há mais detalhes, que estão em fase de finalização”.

Nos meses de agosto e setembro de 2019, o INSS havia realizado um piloto com a base biométrica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para verificar se o uso desta no aplicativo do INSS viabilizaria a prova de vida remota. O piloto foi aplicado em cerca de mil pessoas, em 14 municípios do Brasil, e foi aprovado.

Aposentado poderá ter ajuda

Em 2019, na ocasião do anúncio desse primeiro teste, o gestor do projeto na Dataprev e gerente do Departamento de Inovação, William Veronesi, explicou que, como a base do TSE já tem cerca de 100 milhões de dados biométricos, será uma das utilizadas pelo sistema.

 “Ao acessar o Meu INSS, o segurado encontrará a nova funcionalidade Prova de Vida. O sistema passará, então, a dar as orientações ao segurado, como posicionar a mão na frente da câmera do smartphone para que seja feita a captura das digitais e a conferência com a base do TSE. No caso do reconhecimento facial, outras instruções serão repassadas, como movimentar a cabeça, piscar, olhar para cima, para baixo ou para os lados, comprovando com os movimentos que ele está vivo”, explicou.

Idosos que não possuam smartphone ou que tenham alguma dificuldade com o uso de tecnologia podem solicitar ajuda para fazer a comprovação de forma remota. Há, ainda, a possibilidade de continuar fazendo a comprovação pessoalmente, em uma agência bancária, como ocorre hoje.

“A validação biométrica a distância pode ser feita usando qualquer smartphone. Então, uma pessoa mais familiarizada com o aparelho pode segurá-lo e passar as orientações ao beneficiário, como olhar para a câmera e dizer quais sinais ele deve fazer”, disse.

O resultado, confirmando ou não a prova de vida, será informado logo após o procedimento.

Fonte: G1