segunda-feira, abril 29, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Ciclone forte em Além Paraíba está previsto para amanhã (25/10 – domingo)

Segundo informações da Rádio CPN, os próximos dias prometem ser de muita chuva e ventos fortes da região norte do Rio de Janeiro até o Sul da Bahia, passando por parte de Minas Gerais e todo o estado do Espírito Santo. Isso porque há a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa capixaba que pode dar origem a um novo ciclone subtropical.

A formação do ciclone deve acontecer amanhã (domingo – 25), mas durante todo o processo de formação há a organização de nuvens carregadas que já devem provocar temporais a partir deste sábado (24). Para Além Paraíba e região a previsão é de chuva moderada a forte hoje, podendo atingir 25mm e no domingo 50mm.

A informação é do colaborador da Rádio CPN Walter Rezende.

Climatempo confirma ciclone

O instituto de meteorologia Climatempo emitiu um alerta para a formação de um ciclone subtropical no próximo domingo (25), com grande chance de temporais, acompanhados de ventos fortes em boa parte de Minas, norte do Rio de Janeiro, sul da Bahia e todo o Estado do Espírito Santo.

Os especialistas indicam que entre sexta-feira (23) e segunda-feira (26) há previsão de nuvens carregadas com a ocorrência de tempestades. Além de provocar ventania de até 80Km/h, o ciclone deve causar grande volume de chuva, podendo o acumulado chegar a 100 milímetros, aumentando assim o risco de alagamentos e inundações.

Um ciclone subtropical é um sistema híbrido, ou seja, ele não é nem um ciclone extratropical e nem um furacão, ele seria um meio termo. Não precisa de uma frente fria para se formar, mas também não tem um centro de baixa pressão tão intenso quanto de um ciclone tropical.

Se confirmado, esse será o décimo sistema catalogado pela Marinha do Brasil, e deve ser batizado de Mani.

Durante a tempestade, caso aconteça, é importante tomar alguns cuidados em nome da segurança:

·         Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva;

·         Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos;

·         Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;

·         Atenção especial em áreas de encostas e morros;

·         Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);

·         Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199);

·         Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Fontes: Rádio CPN e Jornal Hoje em Dia