terça-feira, abril 30, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

13 DE JUNHO DE 2021

“Parabéns a Santo Antônio do Aventureiro pelos 58 anos de emancipação! “

As primeiras citações a respeito da existência de Santo Antônio do Aventureiro são da Diligência de São Martinho em 1784 e narram a existência do córrego do Aventureiro.

Segundo lendas, foi na margem desse córrego que José Xavier de Barros, fundou uma povoação no dia de Santo Antônio. A origem do nome se refere ao fato de que no século XVIII, com o intuito de controlar o tráfico de ouro das Minas Gerais, a coroa portuguesa transformou as terras da região do Leste da Zona da Mata em “Áreas Proibidas” onde não era permitido fixar moradias, destruir as matas e matar os animais. Logo, criou-se a pejorativa: “covil das onças”, uma região muito perigosa que atraia somente aventureiros.

Santo Antônio do Aventureiro foi estabelecido como distrito pela lei provincial nº 3442 de 1887 integrado ao município de Mar de Espanha, ao qual permaneceu vinculado até 1938, data em que foi transferido pelo decreto-lei estadual nº 148 para o município de Além Paraíba, do qual viria a emancipar-se em 1962 pela lei estadual nº 2764 de 30 de dezembro. O município de Santo Antônio do Aventureiro foi instalado em 1º de março de 1963.

Atualmente Santo Antônio do Aventureiro é constituído pelo distrito de São Domingos, o povoado do Alto da Conceição e várias propriedades rurais.