quinta-feira, maio 2, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Amanhã, quinta-feira (09), Câmara Municipal realizará reunião de trabalho para discutir segurança pública

Vereadores, prefeito, vice e autoridades alemparaibanas, além da deputada estadual Delegada Sheila e convidados, estarão presentes ao encontro. Reunião é fechada, restrita aos vereadores e convidados.

A Câmara Municipal de Além Paraíba se reunirá amanhã, quinta-feira (09), a partir da 18 horas, para uma reunião de trabalho que abordará o tema segurança pública em Além Paraíba. Além dos vereadores, estarão presentes, como convidados, o prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior, seu vice, secretários e assessores, juizes de Direito, promotores de Justiça, comando da Polícia Militar de Além Paraíba, delegados de Polícia Civil, outros convidados, além da deputada estadual Delegada Sheila.

A reunião foi provocada em boa parte pelo vereador José Maria “Tuquinha”, conhecedor profundo do tema pela sua atuação como militar da reserva do Polícia Militar de Minas Gerais. Vale ressaltar, o assunto é de grande importância devido o atual momento em que a comunidade alemparaibana atravessa, e servirá para ser aberta uma discussão sobre a criminalidade que vem ocorrendo, principalmente, em bairros periféricos da cidade e no distrito de Angustura, que já resultaram em doze assassinatos nos dois últimos anos, apenas um com identificação dos criminosos.

Infelizmente, por razões de uma argumentação pífia da Presidência da Casa do Legislativo Além Paraíba que não vem ao caso no momento, a reunião será fechada – é restrita aos vereadores e convidados.

O Jornal Além Parahyba recusou o convite do vereador Tuquinha por este fato que considera um desrespeito à Liberdade de Expressão e a divulgação daquilo que é público, ou seja, é um direito do cidadão.

“Não dá para entender essa determinação do vereador Matheus, presidente da Câmara. Argumentar que o assunto seria sigiloso porque números e dados atuais da força pública estadual em terras alemparaibanas poderão ser citados, é mera desculpa esfarrapada. Todos sabem das dificuldades das polícias Militar e Civil no município, como falta de veículos, combustível e outros, sem contar o baixo número de policiais e agentes atuando em Além Paraíba”, enfatiza o editor do ALÉM, PARAHYBA. “Será que a reunião terá cunho eleitoreiro, já com vistas ao próximo ano?”, indaga Flávio Senra com ironia.

A criminalidade em Além Paraíba

O índice de criminalidade em Além Paraíba tem tido um crescimento assustador de alguns anos para cá. A insegurança em que vive a população, principalmente os que residem nos bairros periféricos e na vila de Angustura, faz parte de seu dia-a-dia, e, ao que parece, não teria solução.

Entre furtos, roubos, agressões e outros delitos, já são doze assassinatos violentos computados em Além Paraíba, nos últimos 21 meses. Somente nestes onze meses do ano de 2021, foram oito mortes. Desses assassinatos, somente dois casos tiveram seus autores identificados, um condenado dias atrás, o outro foragido.

Boa parcela dos crimes ocorreu ou tem ligação com o bairro Goiabal, onde estaria havendo uma “guerra” entre facções criminosas. O tráfico de drogas em Além Paraíba estaria se “profissionalizando” e os territórios estariam sendo alvos de disputa entre membros do CV- Comando Vermelho e do TCP- Terceiro Comando Puro, ambas facções criminosas espalhadas por todo o país.

A população de Além Paraíba nunca se viu tão desprotegida diante dessa rotina de crimes sem solução. O município tem pouco mais de 35 mil habitantes e sua antiga tranquilidade tem sido substituída pela sensação de insegurança e medo, sem que haja uma resposta das autoridades (no âmbito dos três poderes constituídos) apontando um caminho para a solução do grave problema de segurança pública.

Confira, abaixo, os nomes das vítimas fatais dos crimes que têm abalado Além Paraíba nos últimos meses:

– Geison Benedito Libânio, 22 anos, 10 de março de 2020, bairro Matadouro;

– Bruno Teodoro Rosa (“Dirréia”), 27 anos – 21 de junho de 2020, bairro Goiabal;

– José Matias Soares, 71 anos – 12 de setembro 2020, bairro Goiabal;

– Mateus Teodoro Rosa Soares, 20 anos – 12 de setembro 2020, bairro Goiabal;

– Luciano Rodrigues de Freitas – 10 de março, no bairro Goiabal;

– Paulizim – 18 de março, na localidade de Angustura;

– João Pedro Fernandes, 21 anos – 28 de março;

– Guilherme José da Silva – 30 de maio, em São José;

– Ítalo Rodrigues (“Tulu”), 17 anos– 20 de junho, proximidades da Terra do Santo;

– Victor Rodrigues (“Zaqueu”), 25 anos – 20 de junho, proximidades da Terra do Santo;

– Rodrigo Rezende, 33 anos – 03 de julho, Rua Carolina Maria, na Vila Caxias;

– Renato Oliveira da Silva – 17 de agosto, Terra do Santo (suspeita de assassinato – corpo desaparecido)