segunda-feira, maio 20, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Versão adaptada da Coronavac será testada contra a Variante Ômicron

Governo Federal vai exigir quarentena de 5 dias para viajantes não vacinados.

A vice-presidente da Sinovac, Yaling Hu, falou em um simpósio do Instituto Butantan que a farmacêutica chinesa vai começar testes clínicos de uma versão adaptada da CoronaVac contra a variante Ômicron do novo coronavírus. De acordo com ela, os testes serão feitos em amostras da nova cepa coletadas pelo laboratório e os resultados preliminares devem ser vistos em alguns meses.

Neste período, os especialistas devem testar diferentes dosagens e intervalos para identificar qual é a forma mais eficaz de lidar com as mutações. Além das adaptações, Hu apontou a importância de se fazer testes rápidos capazes de identificar a eficácia da atual versão da CoronaVac contra a nova cepa. Análises sobre a efetividade da vacina devem ser divulgadas em duas semanas.

Governo Federal exigirá quarentena de 5 dias para viajantes não vacinados

O governo federal anunciou que pedirá quarentena de cinco dias para viajantes não vacinados que saiam de outros países e desembarquem no Brasil. Segundo o governo, a ideia é promover uma “reabertura das fronteiras” brasileiras em razão do alto nível de vacinação da população.

Essa “reabertura” citada pelos ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Casa Civil, Ciro Nogueira, atende apenas parcialmente às recomendações que vêm sendo reforçadas há mais de um mês pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O órgão defende maior restrição no acesso de estrangeiros ao país e a exigência de um certificado de vacinação completa contra a Covid – o chamado “passaporte da vacina” – como alternativa à “autoquarentena”. No pronunciamento, os representantes do governo não fizeram qualquer menção à exigência desse documento.

Fonte: Agência Brasil