sábado, maio 18, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

INSS anuncia mudança na Prova de Vida para aposentados e pensionistas; Entenda

A prova de vida é exigida pelo INSS anualmente de seus beneficiários. Portanto, os 24,2 milhões de beneficiários da previdência social devem fazer a prova de vida para manterem seus benefícios.

Sendo assim, a prova de vida é uma forma de a previdência social verificar se o beneficiário continua vivo. De forma que seja evitado o pagamento dos valores para pessoas que não são beneficiários do INSS.

Porém, a prova de vida foi suspensa a prova de vida até 31 de dezembro de 2022.

Por outro lado, a prova de vida poderá ser feito, mesmo sem a obrigatoriedade por meio de aplicativo do MEU INSS. Confira o que muda no ano de 2023.

Como será feita a prova de vida em 2023?

O INSS informou que o processo de realização de prova de vida está sendo configurada de forma que se torne mais prático e fácil comprovar que o beneficiário deve continuar recebendo o beneficio.

Para o próximo ano a prova de vida será feita então de forma totalmente virtual. Sendo que as informações serão obtidas também de forma virtual Já que o dataprev junto com o INSS deve cruzar os dados de órgão públicos para verificar as movimentações do beneficiário.

Desse modo, a base de dados que será utilizada ligará a base de dados do INSS com as instituições ligadas ao governo federal.

Sendo assim, serão analisados registros de vacinação, a utilização do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de voto em eleições, requerimento de passaporte, emissão de identidade ou cnh, como forma de confirmar a vida do beneficiário do INSS.

Por outro lado, se os dados cruzados não forem suficientes para identificar se os beneficiários do INSS estão vivos, o aposentado ou pensionista da previdência social deverá comprovar sua vida.

Sendo assim, o beneficiário do INSS deverá ser notificado para realizar a prova de vida, que deve ser feita eletronicamente.

Como funciona a prova de vida para aposentados e pensionistas?

Atualmente os aposentados e pensionistas do INSS podem fazer a prova de vida pelo aplicativo do MEU INSS. Sendo que será feito então o reconhecimento facial, que deve ser feito pela câmera do celular, podendo utilizar a câmera de selfie.

No entanto, também existe a forma presencial para fazer a prova de vida. Sendo que os segurados do INSS só precisariam de dirigir pessoalmente a até as instituições financeiras na qual o beneficiário recebe o salário da previdência social.

Como fazer a prova de vida para aposentados?

Como a prova de vida no ano que vem poderá ser comprovado por meio do cruzamento de dados do beneficiário, verifique quais movimentações podem ser utilizadas para comprovar a vida do beneficiário do INSS:

·         Acesso ao aplicativo “Meu INSS”, devendo ser utilizado o reconhecimento facial com a câmera de selfie do celular;

·         contratação ou renovação de empréstimo consignado por reconhecimento biométrico;

·         atendimento: presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras; de perícia médica, por telemedicina ou presencial; e no sistema público de saúde (SUS) ou na rede conveniada;

·         vacinação

·         cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;

·         votação nas eleições

·         atualizações no CADÚNICO, somente quando for efetuada pelo responsável pelo Grupo;

·         emissão ou renovação de: passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar, carteira de identidade ou outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou o reconhecimento biométrico;

·         recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico; e

·         declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.

Fonte: Site João Financeira – Por Rafael Oliveira