sexta-feira, maio 3, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Hospital ou Açougue São Salvador? Eis a questão!

Vitima de acidente de motocicleta está passando por maus momentos na instituição idealizada há 115 anos por Dr. Paulo Joaquim Fonseca.

Ao final da tarde de hoje, quarta-feira, dia 29 de março, a Rede Social, mais precisamente no Facebook, foi postado uma denúncia sobre uma situação gravíssima envolvendo o Hospital São Salvador. A mensagem, na íntegra, sem trocar qualquer letra, diz o seguinte:

“Atenção autoridades, esse jovem caiu de motocicleta, está à 10 dias no hospital são salvador além paraíba minas gerais colocaram um ferro na perna o adolescente dizendo que não é uma cirurgia ainda para corrigir a fratura, dizem desde semana passada que iria ser transferido, não o fizeram até hoje, procura assistente social na qual manda trocar o cartão do SUS, afirmando que não pode ser transferido pq o cartão é de outra localidade, entramos em contato com todas as autoridades alegando que não há o que fazer porque só o hospital tem o poder de transferir, desde então esse jovem se encontra nesse estado sentindo muita dor, morador de vila do pião o que estão esperando ele perder a perna um absurdo isso, ele se chama warlly santos chaves, queremos uma providência desde já. Estamos cansados de falar com secretaria de saúde, prefeitos, vereadores e tudo mais um absurdo para quem precisa de saúde em nosso município”.

Após a mensagem, um vídeo foi postado, onde o acidentado reclama de sua sorte e do atendimento que está recebendo no HSS, instituição de cunho particular, ou seja, não pertence à municipalidade, que está sob intervenção municipal decretada pelo prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior. Vale ressaltar, a instituição idealizada e fundada pelo médico Dr. Paulo Joaquim da Fonseca no ano de 1908, desde que sofreu a intervenção, que teve o aval no Ministério Público de Minas Gerais e do Poder Judiciário, vem sendo alvo de incontáveis críticas por parte da população alemparaibana desde a intervenção foi decretada, segundo os reclamantes, pelo péssimo atendimento que oferece a quem necessita de seus cuidados.

Na busca de informações sobre a situação de Warlly Santos Chaves e quais são os motivos que tal mensagem foi postada na Rede Social, bem como seu vídeo, por volta das 19 horas a redação do Jornal Além Parahyba fez contato via telefone (32-3462-4399) com o HSS, ocasião em que o atendente informou que realmente o paciente lá estava internado, porém este relatou que somente a assistência social da instituição poderia falar algo sobre o assunto. Atendendo nosso pedido, a ligação foi transferida para a profissional de nome Letícia de Tal que, segundo ela, não poderia falar nada sobre o assunto e que isto somente poderia ser feito pela administração, isto a partir das 8 horas de amanhã, quinta-feira, dia 30. Vale ressaltar, solicitamos da profissional seu nome completo, o que ela recusou fazer, tendo inclusive tecido uma ameaça velada de que seu nome fosse exposto estaríamos sujeito a um processo.

Abaixo da reportagem apresentamos aos leitores o vídeo com Warlly Santos Chaves, postado na tarde de hoje, no sentido dos leitores terem uma noção melhor do que está acontecendo com o mesmo no Hospital São Salvador. Sobre tal fato somente temos a lamentar que uma instituição criada há 115 anos atrás, esteja desde janeiro do ano passado se transformando, paulatinamente, num verdadeiro Açougue, fugindo a cada dia que passa dos propósitos para que foi criada.

Em 19 de julho de 1908, quando entregara o Hospital São Salvador ao povo alemparaibano, Dr. Paulo Joaquim da Fonseca mandou publicar um amplo relatório, onde dizia: “Farei desta Casa um reduto de defesa à vossa saúde e dos nossos semelhantes e um templo de Amor ao próximo, onde se pratique a Caridade, essa medicina que emana do Céu, para acalmar as dores e suavizar o infortúnio dos desamparados da sorte, a Caridade que aprendemos nos ensinamentos do Evangelho, a Caridade paciente e benigna, que sabe sofrer e esperar, aureolada sempre pela cintilação da Fé”.

ESTE LEGADO, INFELIZMENTE, FOI JOGADO NA LATRINA EM JANEIRO DE 2022…

Leia mais sobre o Hospital São Salvador e seu idealizador no link http://www.jornalalemparahyba.com.br/2021/12/17/hospital-sao-salvador-o-legado-de-dr-paulo-joaquim-da-fonseca-para-alem-paraiba/