terça-feira, abril 30, 2024
COLUNASDESTAQUEESPORTESNOTÍCIAS

VITÓRIA HISTÓRICA

Fluminense atropela o Flamengo e é bicampeão carioca

Time de Fernando Diniz, que havia perdido na ida, fez 4 a 1 no jogo de volta.

Cano mais uma vez foi decisivo. (Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense/Divulgação

Em uma partida beirando à perfeição, o Fluminense se tornou bicampeão do Campeonato Carioca ao golear o Flamengo por 4 a 1, ontem, domingo de Páscoa, no Maracanã. O destaque foi o atacante Cano, autor de dois gols. Ele chegou a marca de 19 na temporada.

Segundo maior campeão estadual, o Fluminense chegou a 33 conquistas, contra 37 do Flamengo, que segue sendo o maior campeão do Campeonato Carioca.

O resultado que, ao mesmo tempo que enaltece o trabalho de Fernando Diniz, pressiona Vítor Pereira no comando do Flamengo. O treinador rubro-negro deixou passar a sua quinta chance de conquistar um título na temporada. Além de ficar em terceiro no Mundial, foi vice estadual, da Taça Guanabara, da Recopa Sul-Americana e da Supercopa do Brasil.

Os times entraram em campo com surpresas. Vítor Pereira apostou em um ataque com Pedro, Gabriel e Éverton Cebolinha, enquanto Fernando Diniz escalou Marcelo e Felipe Melo. O lateral fez sua reestreia com a camisa tricolor na Libertadores, no meio da semana.

Em campo, o que se viu foi um domínio avassalador do Fluminense. O Flamengo não conseguiu jogar e foi presa fácil para os comandados de Fernando Diniz, que mostrou estar iluminado, tanto que o primeiro gol teve muito da sua orientação.

Logo após Alexsander mandar uma bola na trave, Marcelo recebeu na direita, girou o corpo para cima de Éverton Cebolinha e mandou no fundo das redes, marcando o seu primeiro gol neste retorno ao clube tricolor.

O gol deu ainda mais fôlego ao time do Fluminense, que seguiu pressionando o Flamengo. Aos 31 minutos, em bela jogada de contra-ataque, Ganso deu passe milimétrico para Cano. Decisivo, o atacante pegou de primeira para fazer 2 a 0. Foi o sexto gol do argentino diante do rival nesta temporada.

No segundo tempo, o Flamengo voltou sem Gabigol o que irritou ainda mais os torcedores do time rubro-negro, apesar da entrada de Éverton Ribeiro. Em campo, a equipe de Vítor Pereira parecia que incomodaria o Fluminense e chegou a exigir grande defesa de Fábio em cabeçada de Thiago Maia.

Mas foi só. Em um descuido de Fabrício Bruno dentro da área, o árbitro, com ajuda do VAR, marcou pênalti para o Fluminense. Cano foi para a cobrança, mas chutou em cima do goleiro Santos. O atacante pegou o rebote e fez mais um. Aos 19, Alexsander aumentou a vantagem para 4 a 0.

O abatimento acabou ficando evidente no semblante dos jogadores do Flamengo. Na parada técnica, Vítor Pereira quase não esboçou reação, que também não foi vista dentro das quatro linhas. A torcida tentou, pediu por Bruno Henrique, que foi relacionado após quase dez meses, mas não entrou em campo.

Mesmo assim, o Flamengo ainda conseguiu diminuir aos 50 minutos. Matheus França cruzou, Nino desviou e Ayrton Lucas, na sobra, marcou. No entanto, não deu tempo para buscar o empate, e o Fluminense acabou confirmando o título.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE – Fábio; Guga, Nino, Felipe Melo (Vitor Mendes) e Marcelo (David Braz); André, Alexsander, Ganso (Gabriel Pirani) e Arias; Keno (Lima) e Cano. Técnico: Eduardo Barros (auxiliar)

FLAMENGO – Santos; Fabrício Bruno (Filipe Luís), Léo Pereira (Matheus França) e David Luz; Varela, Gerson, Thiago Maia (Victor Hugo) e Ayrton Lucas; Everton Cebolinha (Matheus Gonçalves), Pedro e Gabigol (Éverton Ribeiro). Técnico: Vítor Pereira.

GOLS – Marcelo, aos 27, e Cano, aos 31 minutos do primeiro tempo. Cano, aos nove, e Alexsander, aos 19 minutos do segundo tempo. Ayrton Lucas, aos 50.

ÁRBITRO – Bruno Arleu de Araújo.

CARTÕES AMARELOS – André e David Braz (Fluminense); Léo Pereira, Éverton Ribeiro e Gerson (Flamengo).

LOCAL – Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

Fonte: Site GZH / Estadão Conteúdo