segunda-feira, abril 29, 2024
DESTAQUEEDITORIALNOTÍCIAS

EDITORIAL

Quais são os vereadores de Além Paraíba?

Por Flávio Senra (*)

Você conhece os vereadores eleitos de Além Paraíba no processo eleitoral de 2020, quantos votos tiveram e por quais partidos se elegeram? Fiz esta pergunta dias atrás numa roda de amigos e por incrível que pareça nem a lista de nomes meus “doutos-pseudos-sábios” conhecedores da política local souberam responder, e ainda teve um que sequer se lembrou em quem havia votado.

Que me desculpem àqueles a que não fiz o dito questionamento e sabem responder ao menos os nomes em quem votaram, aqueles que representam o povo junto ao Poder Legislativo e foram escolhidos para serem os fiscais do povo, não somente de Além Paraíba mas também do seu município, mas este é um dos motivos do total escárnio em que se tornou a maioria da classe política em todo o país, onde pelo menos 90% de analfabetos-políticos ou oportunistas ocupam os cargos de vereador, deputado estadual, deputado federal ou senador.

Mas vamos tomar por foco a nossa Câmara Municipal, a de Além Paraíba, onde questões de suma importância não fazem parte do interesse diário de nossos representantes, como ao que se refere ao Hospital São Salvador, hoje sob o jugo de uma intervenção municipal promovida pelo pior prefeito da história alemparaibana sem que até o momento nenhuma prova tenha sido apresentada para justificar tal gesto. Aliás, é sempre bom relembrar, o HSS não pertence à municipalidade, daí, é o que temos ciência graças a informações de vários juristas sérios, e não alguns advogados baba-ovos do “menino pirracento”, de que o gesto de Miguelzinho seria literalmente ilegal e imoral, isso para não dizer que para ele não basta brincar de ser prefeito, mas também de querer se divertir como dono da instituição e transformá-la em seu palanque particular eleitoreiro – seu cercadinho eleitoral.

Não bastasse as lambanças que surgiram após a intervenção, como a total destruição da instituição centenária que foi construída com doações da população sem que o cofre público municipal tivesse qualquer participação, vale ressaltar que na semana passada vários colaborados demitidos e médicos que estão sem receber o que lhes é de direito, alguns com até R$ 200 mil de calote no lombo, entraram na Justiça do Trabalho.

Registra-se também que até hoje o 13º salário do ano de 2022 não foi totalmente pago, as contas de luz, FGTS e tributos em geral se acumulam, os salários de seus colaboradores estão sempre em atraso, faltam medicamentos e gêneros alimentícios para suprirem as necessidades daqueles que lá estão internados, equipamentos estão quebrados (Raios-X e outros), etc., isto sem contar que nos chegou a informação de que o doublé de professor decidiu, com o total apoio de seus assessores diretos, de que vai municipalizar a instituição que colaborou de todas as formas na sua destruição.   

Onde estão os senhores e senhoras que foram escolhidos sob a forma de voto direto do povo para representá-lo? Por que este silêncio que tomou conta do prédio existente na Praça Coronel Breves, onde se gastou muitos milhares de reais numa reforma despropositada idealizada com o único propósito de mostrar serviço um ano antes da realização de nova eleição onde serão escolhidos os novos membros de uma Casa que mui merecidamente recebe já de longa data o apelido de “Casa da Maracutaia”? Como os senhores e senhoras que integram o atual corpo do Legislativo Municipal de Além Paraíba conseguem se mirrar no espelho pela manhã ao acordarem sabendo que a responsabilidade da destruição do Hospital São Salvador tem uma boa parcela de culpa caindo sobre vossos ombros?

Quero crer que alguns membros, porém bem poucos, da atual formação da Câmara Municipal possam estar preocupados com os fatos que vem ocorrendo no HSS desde janeiro do ano passado. Entretanto, se estão de fato preocupados não parecem estar, daí um pedido de resposta: por quê? E já respondendo com outra indagação, que nos perdoem, mas das duas uma: omissão ou covardia de enfrentar o “bicho papão”?

Finalizando, aos nossos caros leitores, em especial aqueles que enxergam a destruição que aos poucos, agora em ritmo mais acelerado, vem levando o Hospital São Salvador à total bancarrota, abaixo apresentamos a relação de nossos atuais vereadores, aqueles que foram eleitos pelo voto popular para serem os “Fiscais do Povo” e não os “Baba-ovos do Prefeito”! São eles, sob qual legenda partidária se elegeram, quantos votos receberam nas urnas no ano de 2020, que certamente serão candidatos à reeleição no próximo ano:

·         Fernando Montes Ferreira da Cruz (PSL – eleito com 1.104 votos)

·         Mateus Felipe Lopes da Cruz (DEM – eleito com 711 votos)

·         David da Paz Silveira  (DEM – eleito com 681          votos)

·         Guaraciaba Germelo de Marca – Guará das Voluntárias       (PSDB – eleita com 669 votos)

·         Paulo Henrique da Silva Oliveira – Pastor Paulinho (PTC – eleito com         548 votos)

·         Simone Rezende Rodrigues Cabral (PSL – eleita com 544 votos)

·         Débora Cristina Machado Silva – Débora da Madalena         (PP – eleita com 507 votos)

·         Sérgio Roberto Paulino de Jesus – Crioulo (PTC – eleito com 492 votos)

·         Wellington Dias de Oliveira – Pindura (         PL – eleito com 451votos)

·         Renata de Paula Guerini (PSB – eleita com 447 votos)

·         José Maria da Silva – Tuquinha (PSB – eleito com 379         votos)

·         Luiz Augusto Pinto – Tovinho           (DEM – eleito com 362          votos)

·         Luiz Henrique dos Santos Júnior – Luiz do Matadouro (       PT – eleito com 241 votos)

E como dizia Ibrahim Sued: “Sorry periferia, ademã, que eu vou em frente”

(*) Flávio Senra é o editor do Jornal Além Parahyba, agora Portal-Site, desde junho de 1993.