segunda-feira, abril 29, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Casal de onças-pardas percorre tranquilamente uma trilha  do Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo

Imagem foi captada por uma armadilha fotográfica que tem por objetivo auxiliar o monitoramento da fauna da unidade de conservação.

A estação das flores brindou o município de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, com esta bela imagem: um casal de onças-pardas (Puma concolor)  foi flagrado, na última sexta-feira (29/9), explorando o Parque Estadual dos Três Picos, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A imagem foi captada por uma das armadilhas fotográficas instaladas nas trilhas da unidade de conservação. Fruto de uma parceria entre o órgão ambiental estadual e o Projeto Aventura Animal, o equipamento tem por objetivo auxiliar o monitoramento da fauna com a finalidade de acompanhar, identificar e estudar o comportamento de espécies de animais que habitam o parque.

Não é a primeira vez que as armadilhas fotográficas conseguem flagrar as imagens do felino nessa região do Parque Estadual dos Três Picos. Mas, desta vez, o registro é de um casal, uma vez que a chegada da Primavera traz um ambiente propício para a reprodução dos animais.

“Esses registros, cada vez mais frequentes na nossa unidade de conservação, ainda mais de uma onça que é o topo da cadeia alimentar, é uma demonstração de que que estamos no caminho certo na adoção de políticas públicas voltadas para a preservação da Mata Atlântica”, destacou o presidente do Inea, Philipe Campello.

“Sorte nossa na captura dessa imagem  e maior felicidade ainda é para o meio ambiente e para quem ama a natureza. As imagens captadas pelas armadilhas fotográficas são disponibilizadas para escolas da rede pública durante aulas sobre educação ambiental ministradas por guarda-parques do Inea”, disse o coordenador do Núcleo de Montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos, Rominique Schimidt.

Sobre o Parque Estadual dos Três Picos

Com área aproximada de 65.113 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio.

A unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim, e uma outra sede, em fase de construção, em Teresópolis.

Dentro dos limites dessa unidade de conservação encontra-se o mais elevado índice de biodiversidade do Estado do Rio, o que em parte se explica pela variação de altitudes: de 200 metros até 2.366 m do Pico Maior. O Parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.

Fonte: Diário de Petrópolis