segunda-feira, setembro 9, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Traficante foragido da Justiça espanhola é preso pela PF no interior de Minas

Homem de 59 anos seria responsável por laboratório de produção de cocaína em Valência; ele foi detido na cidade de Rio Pomba, Zona da Mata Mineira.

A cidade de Rio Pomba, que tem 17 mil habitantes e fica na região da Zona da Mata, em Minas Gerais, foi escolhida como esconderijo por um traficante condenado pela Justiça da Espanha e que era procurado pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). O suspeito, de 49 anos, foi preso na manhã de ontem, terça-feira (31 de outubro), pelo Núcleo de Cooperação Internacional (NCI) da Polícia Federal (PF).

Conforme a corporação, o suspeito espanhol tinha o alerta internacional chamado “Difusão Vermelha”, que é quando a pessoa possui um mandado de prisão. O homem foi condenado a 3 anos de prisão por tráfico ilícito de entorpecentes após um incêndio em sua casa, em Valência, levar a polícia a descobrir o laboratório clandestino onde era processada cocaína com utilização de material inflamável.

O alerta vermelho contra o espanhol estava vigente desde o dia 1º de fevereiro de 2019. A partir daí, teve início uma investigação da PF mineira que descobriu que ele estava escondido no Estado e representou no STF, em 2021, por sua prisão preventiva.

“Naquela ocasião, a prisão preventiva foi convertida pelo próprio STF em prisão domiciliar, com imposição de medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica”, detalhou a corporação.

Agora, após a tramitação do processo no STF, foi determinada sua extradição, com expedição de mandado de prisão contra o cidadão espanhol. Nos próximos dias deverá ser concluída a sua entrega às autoridades do país europeu.

Fonte: O Tempo – Por José Vítor Camilo