sexta-feira, maio 3, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Ex-assessor de André Janones afirma que deputado mantinha esquema com shows milionários, sem licitação, em prefeitura comandada por aliada

Fabrício Ferreira de Oliveira, ex-assessor do deputado federal André Janones (Avante-MG), acusou o parlamentar de envolvimento em um esquema de shows milionários promovidos com dinheiro público e sem licitação. O ex-assessor foi o mesmo que denunciou Janones por um esquema de rachadinha em seu gabinete.

De acordo com Oliveira, o esquema de Janones com os shows milionários aconteciam em Ituiutaba (MG), reduto eleitoral do deputado federal.

A prefeita de Ituiutaba é Leandra Guedes (Avante), ex-assessora de Janones. De acordo com o site Metrópoles, ela também estaria envolvida no esquema de devolução de salários. A também ex-namorada de Janones é apontada como peça-chave no suposto esquema de rachadinha.

O ex-assessor afirmou que a prefeitura de Ituiutaba contratou atrações musicais por valores milionários.De acordo com Oliveira, há “fortes indícios de desvio de erário público”, uma vez que o montante para custear os eventos era obtido por meio das chamadas “emendas Pix”, emendas individuais impositivas por meio de transferências especiais.

Esses recursos das “emendas Pix” seriam destinados à cidade por André Janones.

Ainda segundo o ex-assessor, um grupo ligado ao deputado federal teria lucrado com a venda de ingressos e bebidas em eventos organizados pela prefeitura. O grupo teria vínculo familiar com o parlamentar, de acordo com Oliveira. Entre os nomes contratados para os eventos estariam Gusttavo Lima, Jorge & Mateus, Alok, Zezé Di Camargo & Luciano e Simone.

A venda de ingressos também faria parte do esquema, segundo a acusação do ex-assessor. De acordo com Oliveira, o acesso à metade do espaço destinado ao evento era gratuito. Porém, na outra metade, bilhetes de entrada eram vendidos “como se fosse um camarote”. Por se tratar de eventos pagos com verba pública, a cobrança por ingressos é proibida.

Ao site Metrópoles, a prefeita e o deputado negaram qualquer irregularidade.

Fonte: Portal Contra Fatos