domingo, maio 5, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Primeira morte por Dengue é confirmada no município de Além Paraíba

Secretário insiste que a população colabore eliminando focos do mosquito e evitando descarte inadequado do lixo doméstico. Em verdade esta foi a segunda morte provocada pela dengue no município (Vide ao final da matéria).

A Fundação Ezequiel Dias, entidade de referência no Estado para análises, estudos e diagnósticos de Dengu, confirmou a primeira morte pela doença em Além Paraíba. A Secretaria Municipal de Saúde segue intensificando o combate aos focos da doença na cidade. O secretário municipal de Saúde, Cláudio Klein alerta:

É PRECISO QUE A POPULAÇÃO COLABORE ELIMINANDO FOCOS DE LARVAS DO MOSQUITO DA DENGUE, MANTENDO SEUS QUINTAIS LIMPOS E SEM RECIPIENTES QUE ACUMULEM ÁGUA.

O secretário ainda lembrou QUE OUTRA AÇÃO IMPORTANTE DA POPULAÇÃO É NÃO DESCARTAS O LIXO E ENTULHO DE FORMA INCORRETA, EM RUAS E VIAS, JÁ QUE GRANDE PARTE DELES ACUMULAM ÁGUA E SE TRANSFORMAM EM CRIADOUROS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI.

O combate a Dengue é uma responsabilidade de todos principalmente no momento em que os casos da doença em Além Paraíba seguem crescendo.

Fonte: Comunicação / PMAP – 13/12/2023

Primeira morte por dengue em AP foi em 24/02/2016

Ao contrário do afirmado pelo Setor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Além Paraíba, o óbito ocorrido por Dengue no município foi registrado no ano de 2016, sendo que tal fato foi comunicado pelo então coordenador do setor de Endemias, hoje vereador fedrnando Cruz, à produção do MGTV.

A notícia foi divulgada primeiramente no site g1 Zona da Mata, link https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/02/alem-paraiba-registra-primeira-morte-por-dengue-grave-em-2016.html, e o fato em decorrência de dengue foi em um idoso, de 84 anos.

Abaixo, na íntegra, está a notícia veiculada no citado portal, com os devidos detalhes.

Vale ressaltar, as razões do titular da Pasta da Saúde, Cláudio Klein, deveriam, obrigatoriamente serem seguidas por toda população, isto porque o maior vetor para a propagação do mosquito AEDES AEGYPTI, causador da doença, é o povo.

Além Paraíba registra primeira morte por dengue grave em 2016 (g1 Zona da Mata)

Um idoso de 84 anos morreu em decorrência de dengue grave, em Além Paraíba, na Zona da Mata. A morte aconteceu em janeiro, mas só foi confirmada nesta quarta-feira (24/02/2016), pelo coordenador do setor de Endemias de Além Paraíba, Fernando Cruz, à produção do MGTV.

A Secretaria de Saúde da cidade já tinha notificado o caso ao estado e agora está investigando a morte de outro homem, de 54 anos, com os mesmos sintomas. O município tem cerca de 35 mil habitantes e mais de mil casos de dengue registrados até o momento.

O G1 entrou em contato com Cruz, por telefone, mas as ligações não foram atendidas.

Fontes: PMAP e g1 Zona da Mata / Imagem: SMS-AP

An Quim