Financial Times sobre Toffoli: ‘Ex-advogado do PT busca desfazer a legado da Operação Lava Jato’
Na tarde de ontem, segunda-feira (05), o Financial Times, um jornal britânico, comentou a decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), de iniciar uma investigação contra a ONG Transparência Internacional.
A matéria divulgada pelo jornal sustenta que o ministro “tem procurado desfazer o legado da Lava Jato”. A publicação também menciona que Toffoli já atuou como advogado do PT, partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se tornou alvo da operação de combate à corrupção no Brasil.
Toffoli suspendeu, na semana passada, uma multa multimilionária que havia sido imposta ao grupo de construção Novonor, ex-Odebrecht, por sua participação em escândalos de corrupção.
“Começando em 2014, a investigação Lava Jato revelou um vasto esquema de subornos por contratos envolvendo executivos do grupo estatal de energia Petrobras, um cartel de empresas de construção e dezenas de legisladores de todo o espectro político”, relembra o jornal britânico.
“As medidas levantaram preocupações entre os ativistas anticorrupção, incluindo a Transparência Internacional, que derrubou o Brasil em 10 posições no seu índice anual de Percepção da Corrupção. A nação latino-americana ficou em 104º lugar entre 180 países”, comentou o jornal britânico.
Fonte: Portal-Site Jornal Contra Fatos