terça-feira, abril 30, 2024
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Autoleitura de energia: canais digitais oferecem praticidade e agilidade no atendimento de moradores da zona rural

Clientes do campo podem comunicar o seu consumo por meio dos canais digitais da Energisa, tornando o processo mais rápido e prático.

Na Energisa Minas Rio, há mais de 81 mil famílias que residem em regiões rurais e têm a possibilidade de realizar a autoleitura de energia elétrica. Esse procedimento na zona rural é autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e viabiliza o acompanhamento do consumo da conta de luz mensalmente. Com essas informações em mãos, os clientes podem comunicar o seu consumo por meio dos canais digitais da Energisa, tornando o processo mais rápido e prático.

Atualmente cerca de 13% dos consumidores de energia elétrica fazem parte do público que podem realizar a autoleitura. Estes clientes devem seguir as datas informadas no calendário rural, que já foi entregue este ano, ou que estão disponíveis nas agências de atendimento da Energisa.  Os dados de consumo devem ser informados nos três dias que antecedem a data da próxima leitura. Essa data está descrita na última conta de energia, ou conforme as datas fornecidas no calendário rural.

“Fazer a autoleitura é algo simples e intuitivo. O cliente precisa apenas anotar o número registrado no medidor sem tocar no padrão de energia, ou seja, apenas de forma visual. Após isso é só entrar em contato com a Energisa por meio de um dos canais de atendimento e fornecer as informações, inclusive anexar a foto em boa qualidade. É um processo simples e que foi pensado para otimizar o andamento desse trabalho”, explica o coordenador de Leitura da Energisa Minas Rio, Luciano Cunha.

A Energisa reforça que a autoleitura é um benefício para o cliente para evitar o faturamento pela média. Conforme a resolução da Aneel, em áreas rurais, as distribuidoras de energia podem efetuar a leitura do consumo desses clientes a cada três meses. Isso ocorre porque as distâncias entre os consumidores em tais áreas são consideráveis, além das dificuldades de acesso que podem existir. “Por isso, é fundamental que o cliente rural realize esse procedimento de acordo com as datas especificadas no calendário rural, para evitar que a medição do consumo seja por média, baseada nos últimos 12 meses”, concluiu Luciano.

As informações de consumo podem ser transmitidas pelo cliente rural por meio dos seguintes canais de atendimento:

·         Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)   

·         Assistente virtual Gisa (WhatsApp) - www.gisa.energisa.com.br  

·         Call Center – 0800 032 0196   

·         Site www.energisa.com.br

Veja como é fácil utilizar os canais digitais:

Você pode realizar a autoleitura pelo aplicativo Energisa On. Ao acessar com os seus dados, escolha o ícone ‘Informar leitura’.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo Descrição gerada automaticamente Interface gráfica do usuário, Aplicativo Descrição gerada automaticamente

Se for pelo site da Energisa em www.energisa.com.br, acesse a Agência Virtual > Sua Fatura > Informar leitura.

Fonte e imagens: Gerência de Comunicação Energisa Minas Rio