segunda-feira, abril 29, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Gigante chinesa pode se instalar em Três Rios e gerar 3 mil empregos

Complexo industrial e tecnológico será destinado à fabricação de motocicletas, scooters, patinetes, bicicletas e outros veículos de duas rodas.

O Governo do Rio de Janeiro e a gigante chinesa Yadea assinaram carta de intenção para a instalação de um complexo industrial e tecnológico no estado, o primeiro no Brasil, destinado à fabricação de motocicletas, scooters, patinetes, bicicletas e outros veículos de duas rodas. Uma das cidades cotadas para a instalação é Três Rios. A iniciativa criará um novo polo tecnológico podendo gerar três mil novos postos de trabalho.

“O Rio de Janeiro se tornou destino natural de grandes investimentos. Temos, hoje, mais de R$ 107 bilhões em investimentos públicos e privados em andamento, e isso é resultado da responsabilidade fiscal e do ambiente de negócios, estável e juridicamente seguro, que estabelecemos no estado”, afirmou o governador Cláudio Castro.

A Yadea é líder global no desenvolvimento e fabricação de veículos elétricos de duas rodas. A montadora já vendeu produtos para 60 milhões de usuários, em mais de 100 países, e possui uma rede de mais de 40 mil lojistas em todo o mundo. A companhia é responsável por 31% de todas as motos elétricas produzidas na China, país com mais de 1 bilhão de habitantes.

“Assim que soubemos do desejo da Yadea de ter uma fábrica no Brasil, iniciamos os primeiros contatos para que investissem no Estado do Rio. Uma das possibilidades para a instalação da planta é a cidade de Três Rios, por suas já conhecidas características logísticas e geográficas, que favorecem as indústrias”, conta o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah.

Segundo o representante da Yadea, Zhou Ke, a implantação do complexo industrial certamente atrairá outras empresas para o estado. “Nossa intenção é trazer fornecedoras de peças e materiais para reduzir custos e apoiar as operações da nossa fábrica no Rio de Janeiro”, afirmou Zhou Ke.

Fonte: Diário do Vale