sexta-feira, abril 26, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Fechamento em BH: veja o que abre e fecha a partir da segunda-feira (11/01)

Prefeito Alexandre Kalil anunciou que cidade ficará fechada até que indicadores da prefeitura estejam no nível ideal.

Grande parte do comércio da capital mineira estará fechado a partir de segunda-feira (11). (Foto: Reprodução)

Conforme o que foi decidido pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus na quarta-feira (6/1), Belo Horizonte passará a ter apenas os serviços essenciais em funcionamento a partir da semana que vem. A medida foi anunciada pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) para frear a expansão da doença, que, nos últimos dias, atingiu proporções preocupantes.

Uma mostra disso é a taxa de leitos de UTI divulgada pela PBH nesta quarta-feira, que indicava 86,1% dos leitos ocupados – o índice está na classificação vermelha, quando 70% ou mais das vagas estão comprometidas. Kalil anunciou a abertura de mais 46 unidades e assegurou que está havendo “importação de COVID-19” na capital mineira.

Com isso, seguirão abertos setores como supermercados, padarias, mercearias, farmácias, açougues, instituições financeiras, hotéis e similares, serviços automotores e depósitos de construção civil. A prefeitura divulgará decreto nesta sexta-feira (7/1) para informar os horários de funcionamento dos itens essenciais.

Por outro lado, lojas dos mais variados serviços (roupas, móveis, artigos esportivos, eletrodomésticos armas de fogo, tecidos e sapatos), bares, casas de show, shoppings, livrarias, papelarias, joalherias e bijuterias, salões de beleza e estética, entre outros, terão de fechar as portas.

“Tentamos manter mais quase 10 dias a cidade aberta, quando os números eram perigosos, mas nós tínhamos, pelo menos, uma expectativa de responsabilidade – e não querendo tirar a responsabilidade da prefeitura, que só de ontem para hoje abriu mais 46 leitos de UTI”, afirmou Kalil, em comunicado.

O fechamento dos serviços não-essenciais persistirá até que os números estejam satisfatórios. Desde o início da pandemia, em março do ano passado, é a terceira vez que a prefeitura anuncia o recuo no funcionamento dos serviços.

O QUE VAI ABRIR

Agropecuária

Alimentos (supermercados, padarias, mercearias…)

Instituições financeiras

Comércio atacadista

Continue sempre bem informado.

Assine o Estado de Minas

Construção civil e afins

Fábricas diversas

Hoteis

Restaurantes (somente com serviço de delivery)

Bares (somente com serviço de delivery)

O QUE NÃO VAI ABRIR

Lojas diversas (roupas, móveis, artigos esportivos, eletrodomésticos armas de fogo, tecidos e sapatos)

Bares (para consumo interno)

Casas de shows

Cinemas, zoológico e feiras

Shoppings

Livrarias, papelarias, joalherias e bijuterias

Salões de beleza e estética

Academias

Serviços de tatuagem

Eventos de música

Fonte: Estado de Minas / Roger Dias