Três carretas tanque e 11 detidos por roubo de petróleo em Quissamã (RJ)
Alemparaibanos estão entre os detidos pelas polícias Militar e Civil do Estado do Rio de Janeiro e Guarda Municipal de Quissamã.
Onze pessoas foram detidas na semana passada (17) furtando óleo de dutos da Petrobras em Quissamã, no Norte Fluminense. De acordo com a Polícia Militar, o caso aconteceu na Estrada das Palmeiras, onde duas carretas foram apreendidas transportando o produto.
Segundo a PM, os agentes flagraram ainda um grupo em outra carreta furtando o óleo. Outros três carros também foram apreendidos. O caso foi registrado na 130ª Delegacia de Polícia.
Por meio de nota, a Transpetro informou que foi acionada e que equipes da companhia acionaram os órgãos de segurança pública, que foram imediatamente para o local e isolaram a área. A empresa disse que todas as medidas necessárias para garantir a segurança da comunidade estão sendo adotadas e afirmou que não houve vazamento.
A Transpetro ainda ressaltou que é vítima das ações criminosas de furto de óleo e derivados, que colabora com as investigações das autoridades e tem como maior preocupação a segurança das famílias, pois intervenções criminosas nos dutos podem trazer riscos para a comunidade, como incêndios, explosões, vazamentos, poluição e contaminação de áreas ambientalmente sensíveis.
A Transpetro informou que a colaboração e o engajamento dos moradores vizinhos aos dutos são muito importantes para minimizar o perigo que todos correm com esses atos criminosos. A empresa disse que mantém um canal de denúncia pelo número 168. Segundo a empresa, o anonimato é garantido, a ligação é gratuita e o telefone funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
A Transpetro afirma que todos os moradores podem entrar em contato caso identifiquem qualquer movimentação suspeita na faixa de dutos e em terrenos próximos, como pessoas ou veículos pesados trabalhando próximo às áreas das tubulações ou cheiro forte de combustível.
A companhia disponibiliza também o número (21) 999920-168, pelo qual o morador pode contribuir enviando imagens e vídeos.
Mais dados do caso
A operação que resultou na prisão em flagrante de 11 envolvidos e a apreensão de três carretas e mais uma pick-up Amarok, por furto ao gasoduto, quando extraía petróleo no município de Quissamã (RJ), na região da comunidade de Machadinha e São Miguel, na semana passada (17), indica que pelo menos dois dos integrantes são da própria cidade. Cinco seriam de Além Paraíba, quatro identificados oficiosamente pelos pré-nomes Marcelo, Buiú, Matheus de Jhonny.
Na camionete utilizada em apoio, os policiais encontraram ferramentas utilizadas para a prática do crime. Tudo foi levado para a delegacia. Uma das carretas ainda estava vazia, as outras duas, segundo os motoristas detidos, transportariam 40 mil litros de petróleo para o refino. A Polícia Civil escutou todos os envolvidos, e já teria informações da localização de onde o produto seria refinado.
Ainda segundo a Polícia Civil, os criminosos agiam sempre em áreas rurais, estradas desertas, abrindo buracos no terreno até encontrar os dutos, geralmente enterrados a quase 2 metros de profundidade, e dão início a uma operação arriscada. Perfurando os dutos de alta pressão, eles conseguem levar o petróleo até um caminhão-tanque. O método é chamado de trepanação. Essa trepanação é realizada com uma válvula específica para conter a pressão que quando contida é possível retirar o combustível de uma forma que ele possa encher o caminhão. A partir daí os criminosos levam o material para uma refinaria.
A ocorrência desencadeou uma série de investigações a respeito do roubo do petróleo, que certamente possui uma rede clandestina para funcionar.
Fontes: G1 e Jornal 8 / Fotos: Jornal 8 e Polícia Civil do Rio de Janeiro.
(Publicado na edição 1072, de 23/10/2019)