sábado, maio 4, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

30 anos sem Cazuza: relembre sucessos da carreira do cantor

Letras do artista ultrapassam barreiras e ele continua como referência do rock nacional

No dia 7 de julho de 1990, a notícia do falecimento de Cazuza comoveu fãs e admiradores. Na época com 32 anos, Agenor de Miranda Araújo Neto havia perdido a batalha contra a Aids. Mas sua poesia não se calou. Hoje, exatos 30 anos de sua morte, Cazuza segue como uma referência do rock nacional.

“Cazuza está muito vinculado ao período dos anos 80. Mas quando o artista é grande demais, como ele é, a obra dele é maior do que só esse recorte de tempo, ele acaba ‘durando’, atravessando essas barreiras, não fica blocado só naquele período ou no estilo de som”, afirmou o jornalista, crítico musical e apresentador de TV Terence Machado.

Para o jornalista, outro detalhe importante, ao se analisar a carreira de Cazuza, é a versatilidade dele e a facilidade em transitar por outros estilos musicais além do rock. “Cazuza apareceu no período do boom do rock, que foi o único período de fato da música popular brasileira em que o rock foi o ‘som da moda’. Logo depois, ele rompeu com o Barão Vermelho, partiu para a carreira solo, e foi abrindo o leque até cantar Cartola, samba, MPB, e não ficar preso só ao rock. Ali ele já mostrou que não era um cara que estava preso a um estilo, ao movimento de um tempo”, pontuou Machado. 

As letras de Cazuza também merecem destaque, segundo o crítico musical. “Ele e Renato Russo despontaram na mesma época. Enquanto Renato tinha uma coisa mais rebuscada em suas letras, o Cazuza tinha uma linguagem coloquial, uma fala do dia a dia, mais escrachada. Mas ao mesmo tempo, as letras de Cazuza trazem muita poesia, não caía no lugar comum; ele tinha essa genialidade”, explicou. “Ele era um cara que estava à frente de sua geração, em todos os sentidos”, completou Machado.

Os clássicos de Cazuza

Na curta carreira musical, Cazuza lançou músicas que ainda hoje fazem sucesso. “Cazuza não tem muitos discos, pois ele morreu cedo; acho que ele teria uma grande discografia se não tivesse partido tão jovem”, explicou Terence Machado. Ele elencou algumas das principais músicas para entender a trajetória do cantor.

“Todo Amor que Houver Nessa Vida”

“Pro Dia Nascer Feliz”

“Bete Balanço”

“Exagerado”

“Só as Mães São Felizes”

“Solidão que Nada”

“Ideologia”

“Faz Parte do Meu Show”

An Quim