sexta-feira, abril 26, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Previsão do tempo: após 35º C no sábado, BH deve ter chuva negra no domingo

Estado ainda deve registrar calor de 40º C e chuva de granizo na Zona da Mata de Vertentes.

Temperaturas devem chegar aos 35º C em Belo Horizonte | Foto: Alex de Jesus/O TEMPO

Parece inacreditável, mas, sim, ainda estamos no inverno. E se você acha que já está quente na manhã desta sexta (18), prepare-se porque a temperatura vai subir mais em Belo Horizonte e região metropolitana: há previsão de 33º C para a tarde de hoje, e máxima de 35º C para o sábado (19). Nas regiões Norte e do Triângulo há expectativa de 40º C.

Mas se você já está se sentindo sufocado só de pensar no calorão (a umidade relativa do ar em BH está em nível de alerta), acalme-se pois há previsão de chuva para a noite de domingo (20) para alivar o sistema respiratório dos alérgicos. A grande questão é que essa precipitação pode vir de coloração negra, já que o acúmulo de fuligem no céu se combinará com a formação de gotículas e pode cair poluída sobre o chão mineiro. O fenômeo também está previsto para acontecer em São Paulo.

A chuva negra é resultante das contantes queimadas que têm atingido Minas Gerais e o pantanal do Mato Grosso. Meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Cleber Souza alerta que a fumaça dos incêndios pode se deslocar sobre o Estado devido à formação de uma frente fria.

“As queimadas de partes do centro do Brasil podem se deslocar combinadas com a frente fria e podem provocar as chuvas negras, especialmente no Triângulo Mineiro, mas também em outras regiões de Minas, como em Belo Horizonte e região metropolitana, mesmo com menor intensidade”, alerta o especialista.

Quando vai cair a chuva negra?

​C​léber observa que a chuva deve cair sobre o Estado a partir da noite de domingo, quando as temperaturas tendem a cair. A precipitação pode se manter até terça-feira (22). “Há previsão de céu nublado a parcialmente nublado e elevação da umidade relativa do ar. As temperaturas também vão cair e podem chegar até os 25º C na segunda-feira (21)”, afirma.

Como saber se haverá chuva negra?

​Basta olhar para o céu no início da manhã e no fim da tarde. ​”Quando o céu está muito alaranjado significa que há muita poluição. Logo, que há possibilidade de chuva negra”, diz Cléber.

Vai chover granizo?

A resposta é sim, vai chover granizo. Mas dificilmente esse fenômeno será observado em BH. A previsão é que o granizo caia em outras regiões do Estado, como Zona da Mata, Campo das Vertentes, Sul de Minas e Triângulo Mineiro. “O forte calor é indicativo de pancadas de chuvas, temporais e ocorrência de granizo”, alerta.

Entretanto, o Norte de Minas não deve registrar as chuvas. Segundo Cléber, depois de passar pela região Central do Estado, a frente fria tende a de descolar para o Oceano.

Fonte: O Tempo / Laura Maria