domingo, abril 28, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Governo estadual prepara plano de contingência para vacinação contra Covid-19

Protocolo direciona as ações para estruturação da rede de saúde para a imunização. Estado afirma que está em processo de aquisição de insumos.

O Governo de Minas Gerais está trabalhando em um Plano de Contingência de Vacinação para viabilizar a distribuição e aplicação de uma possível vacina contra a Covid-19 no estado. Em entrevista coletiva à imprensa, transmitida também de forma on-line, na tarde desta quinta-feira (19), o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, informou que o protocolo foi criado há dois meses e direciona as ações do Governo estadual de forma a estruturar a rede de saúde para a imunização. “Esse plano de contingência está em plena operação. Efetivamente, é estruturar toda a rede, treinar toda a rede e adquirir insumos. A princípio, chegando a vacina, Minas Gerais estará pronta”, declarou.

Em reportagem publicada nesta quinta, o jornal O Tempo, em Belo Horizonte, adiantou inclusive que a pasta estadual está em processo de compra de 50 milhões de seringas, com previsão de entrega para o final de dezembro deste ano. Durante a coletiva, Amaral confirmou que o Governo já tem autorização de compra de insumos, mas não detalhou o processo. A Tribuna fez contato com a SES solicitando mais detalhes, e aguarda retorno.

Além dos insumos, também é necessária toda uma rede de refrigeração, logística e distribuição dos imunizantes, conforme o secretário estadual afirmou na coletiva. Neste ponto, o titular da SES citou que a “rede de frio” no estado “está bem estabelecida”. “Em pareceria com o Ministério da Saúde, nós receberemos mais equipamentos de refrigeração. Mas o fato é que nós já temos estrutura em Minas Gerais para a vacinação conforme ela está sendo pensada, por grupos vacinais. Nós já fazemos esse tipo de imunização quando vacinamos para gripes e outras campanhas”, alegou.

Amaral também informou que o planejamento logístico está sendo elaborado. “Isso envolverá, inclusive, a Polícia Militar, para que nós tenhamos certeza de que vai chegar vacina a todas as regiões de Minas Gerais”. Sobre a aquisição das doses, o secretário explicou que a responsabilidade é do Governo federal, por meio do Ministério da Saúde, via Calendário Nacional de Imunização.

Apesar de o plano já ter sido elaborado, o documento ainda não foi publicado pelo Estado. O SES foi questionado sobre a previsão de publicação do protocolo e ainda não deu resposta.

Fonte e foto: Tribuna de Minas / Carolina Leonel

An Quim