segunda-feira, abril 29, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Pesquisa eleitoral em Além Paraíba traz indícios de fraude no resultado

No dia 08 de novembro, foi divulgada pesquisa eleitoral, registrada no site do TSE, realizada pela empresa de CNPJ: 14293213000163 – MARLOS PEREIRA BATISTA / AGORA PESQUISA E CONSULTORIA POLITICA.

Na pesquisa, com diversos aspectos, no mínimo suspeitos, o candidato Miguel Belmiro de Souza Jr aparece com 46,7%. de intenções de voto, contra 18,6% de Fernando Lúcio Donzeles. O resultado mostra ainda Dr Rodrigo Leite, com 8,3% e Oberdan Rocha com 7,4% das intenções. 11,3% dos entrevistados disse não votar em nenhum dos candidatos e 7,7% não sabe/não respondeu. Foram entrevistadas 638 pessoas, no dia 28 de outubro de 2020.

A contratante da pesquisa consta como MARIENE FERNANDES DA SILVA mãe do candidato a vice-prefeito de Miguel Jr, José Márcio Fernandes, o Dedé, e a Origem do Recurso declarada é de recursos próprios.

Até aí, tudo parece seguir as normas e regras do jogo, mas, é preciso atentar para alguns detalhes.

Vamos lá: é importante mencionar que muitas das pessoas que receberam essa ligação afirmaram não terem sido perguntadas sobre o bairro onde moravam. As ligações foram feitas para o celular das pessoas. Outro fato a destacar é que alguns bairros aparecem repetidamente e outros nem são da cidade de Além Paraíba, como o bairro da Influência, que pertence ao município de Carmo (RJ), e o Clube dos Duzentos, Taquara e Jamapará, pertencentes a Sapucaia, também RJ.

A empresa responsável pela pesquisa está situada em São Félix do Coribe (BA), município de pouco mais de 15 mil habitantes, distante 846 quilômetros de Salvador, capital da Bahia.

No questionário registrado, a pergunta número 5 é a seguinte: “em quem você pretende votar para prefeito em Feira de Santana?” Será que estamos em outro Estado e nem sabemos?

Tentamos contato com o telefone da empresa, disponível na internet para sanar essas dúvidas. Mas, o número (77) 3483-1760 não atendeu, até o fechamento dessa matéria.

No site do TSE foi registrada uma nova pesquisa, da mesma empresa, a ser divulgada em 14 de novembro, véspera das Eleições. Desta vez, a contratante é a própria empresa MARLOS PEREIRA BATISTA / AGORA PESQUISA E CONSULTORIA POLITICA.

Muitos jornais nacionais vem divulgando fraudes em pesquisas eleitorais em todo o Brasil. Parece que enquanto os olhos do TSE estão voltados para o combate à desinformação, as famosa fake news, uma nova onda fake ganha força e um esquema capaz de influenciar os resultados eleitorais cresce a cada dia no país, principalmente nas pequenas cidades.

O número de pesquisas bancadas pela própria empresa que realiza o levantamento praticamente triplicou este ano, segundo dados do próprio TSE. Os números escondem a falta de controle de qualidade dos levantamentos que são produzidos e registrados oficialmente como pesquisas. de medição da intenção de votos vem acompanhada de práticas que podem interferir no processo eleitoral.

Até quando o TSE, representado em terras alemparaibanas pelo Juizado Eleitoral de Além Paraíba, vai ficar silente num caso como este?