domingo, maio 5, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Desemprego recua no Brasil, mas ainda atinge mais de 13,7 milhões de brasileiros

Emprego formal foi positivo em Além Paraíba em setembro

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em agosto, uma taxa de desemprego de 13,2% da população, um recuo em relação aos 13,7% apontados até o fim de julho.

O resultado, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra que 13,7 milhões de brasileiros apareciam como desocupados no fim do período (eram 14,1 milhões entre maio, junho e julho).

O número de pessoas ocupadas (90,2 milhões) avançou 4%, com mais 3,4 milhões no trimestre. Com isso, o nível de ocupação subiu 2 pontos percentuais, para 50,9%, o que mostra que mais da metade da população em idade para trabalhar está ocupada no país.

Maiores cidades da Zona da Mata e Vertentes têm saldo positivo de emprego em setembro

Oito das nove maiores cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes fecharam o mês de setembro com saldo positivo de criação de empregos, a exceção ficou com Leopoldina. A informação consta no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho que foi divulgado nesta semana.

De acordo com o Governo Federal, os dados informados consideram apenas os trabalhadores com carteira assinada, ou seja, não inclui os informais.

Segundo os números, Viçosa aparece no 1º lugar com melhor desempenho. Juiz de Fora, apesar do recuo, aparece em 2º lugar com maior número de contratações, foram 4.622 contratações contra 4.407 demissões na cidade, o que representou um saldo positivo de 215 postos de trabalho.

Emprego formal foi positivo em Além Paraíba em setembro

Os dados divulgados pelo Caged, disponíveis no site da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, mostram que a variação de empregos com carteira assinada em Além Paraíba teve saldo positivo de 12 vagas em setembro. O levantamento apontou 117 contratações e 105 demissões. No ano o saldo está positivo em 166 vagas.

Em 2020, o saldo ficou positivo em 21 vagas, com 1.097 contratações e 1.076 demissões.

Fonte: Rádio CPN com informações do IBGE