sexta-feira, abril 26, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Romeu Zema declara apoio a Felipe d’Ávila à Presidência

Governador de Minas é próximo a Bolsonaro, mas garantiu apoiar pré-candidato do Novo.

Governador Romeu Zema recebe Felipe d’Ávila em Belo Horizonte. (Foto: Marcelo da Fonseca)

O governador Romeu Zema (Novo) declarou apoio à pré-candidatura de seu correligionário Felipe Dávila à Presidência da República em 2022. Zema afirmou que, como governador, tem obrigação de receber qualquer pré-candidato ao Palácio do Planalto que queira visitar Minas, mas que o correligionário tem seu apoio. O alinhamento de Zema à pré-candidatura foi questionada em razão da proximidade entre o governador e o presidente Jair Bolsonaro (PL).

D’Avila cumpriu na semana passada primeiro dia da agenda em Belo Horizonte como pré-candidato e afirmou se inspirar no exemplo de Zema durante a eleição de 2018.

Após encontro com Dávila, que aconteceu na casa do presidente do Novo em Minas Ronnye Antunes, Zema fez críticas às decisões contrárias à Operação Lava-Jato e, sem citar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lamentou a revisão de condenações de políticos nos últimos dias.

Semana passada, o Ministério Público pediu o arquivamento da denúncia contra o ex-presidente Lula no caso envolvendo o triplex do Guarujá – o petista havia sido condenado e passou mais de um ano preso.

“Se você vacila um pouco a corrupção cresce e sai do controle. O Brasil avançou, mas, infelizmente, parece que tem regredido. Temos assistido decisões de tribunais e mudanças de entendimentos. Na minha opinião um retrocesso, infelizmente. Pessoas que foram condenadas, que tinham provas contra elas. Agora, devido a algum ritual ou uma vírgula ter saído fora do lugar são totalmente inocentadas. É algo lastimável. Espero que o Congresso e o Supremo e outras instituições estejam atentos. Quem lida com o bem público tem que ser enquadrado em um grau máximo de exigência”, disse Zema em entrevista exclusiva ao Tempo.

Ninguém é ‘irrecebível’

Perguntado se teria alguma objeção em receber outros pré-candidatos à presidência, Zema afirmou que, como governador, não poderia fechar portas para ninguém e que acha válido ouvir políticos que pensam diferente.

“Como governador do Estado eu recebo todos e, como somos de um partido liberal, podemos não concordar com a opinião de vários candidatos, mas respeitamos. Para mim, não há ninguém que seria irrecebível. Como governador tenho essa obrigação. Se eu fosse candidato, talvez não. Mas hoje como representante de 21 milhoes de mineiros e como alguém que acredita no liberalismo tenho obrigação e faço com boa vontade. É bom escutar opiniões diferentes, nunca me considerei dono da verdade”, disse Zema.

Nos últimos 30 dias, Zema participou de agendas com três pré-candidatos. Recebeu o ex-ministro Sergio Moro, acompamhou o presidente Jair Bolsonaro em viagem no exterior e recebeu Felipe D’ávila.

“Tenho que deixar claro que meu foco agora é governar Minas. Temos um Estado com milhões de problemas. Só vou pensar em eleição quando chegar o período de eleição. Mas, no momento meu apoio é para o pré-candidato do Novo, Luiz Felipe Dávila. Que representa aquilo que nós acreditamos, uma política ética, um Estado mais eficiente, que devolva para população melhores serviços e uma luta contínua contra corrupção”, afirmou Zema.

Fonte: O Tempo / Por Marcelo da Fonseca