segunda-feira, abril 29, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Cidades turísticas de Minas Gerais cancelam Carnaval 2022

Maioria dos mineiros é contra os festejos de Carnaval.

Ouro Preto é um dos municípios históricos mineiros contrários à realização do Carnaval 2022. (Foto: Reprodução)

O Carnaval de 2022 está cancelado nas cidades históricas do estado. É o que decidiram os 30 municípios que integram a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. Entre os locais com a folia cancelada estão Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina.

O prefeito de Itapecerica e presidente da associação, Wirley Rodrigues Reis, afirmou, em nota, que a decisão levou em consideração a pandemia de Covid-19 e as orientações epidemiológicas.

“A fim de que os avanços conquistados até a presente data com a vacinação não tenham sido em vão e não sofram nenhum retrocesso, a Associação decidiu, por unanimidade dos votos, orientar os municípios integrantes pela não realização do Carnaval 2022”, afirmou Wirley.

Apesar da folia não acontecer, os municípios não estão impedidos de receber turistas.

90% dos mineiros são contra realização do Carnaval

Mesmo após quase dois anos de pandemia, as incertezas geradas pela doença persistem. Desta vez, a descoberta da variante ômicron e uma quarta onda de casos na Europa deixam dúvidas sobre a realização do Carnaval em 2022, festa popular brasileira que precisou ser cancelada neste ano. Em Minas Gerais, pesquisa do instituto DATATEMPO sobre a folia mostrou que nove em cada dez entrevistados são contrários ao apoio das prefeituras a eventos públicos nas ruas e praças das cidades. 

“Os resultados do último levantamento mostram que 89,2% dos mineiros acreditam que as prefeituras do Estado não devem apoiar a organização dos Carnavais de rua, de modo que, independentemente de apoiarem ou não a realização do evento, a maioria não vai frequentar blocos, desfiles e festas”, declarou a coordenadora do instituto, Audrey Dias.

Fontes: Rádio CPN  com informações do Jornal O Tempo

An Quim