sábado, maio 4, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Enfermeiros e técnicos em enfermagem alemparaibanos realizam manifestação contra o STF

No último sábado (10), enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de Além Paraíba realizaram um ato de protesto no bairro de Porto Novo contra a decisão monocrática do ministro Luiz Roberto Barroso (STF), que proferiu um liminar suspendendo a lei que definiu o piso salarial da categoria.

Ao suspender liminarmente a lei no último dia 4, a pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), Barroso foi duramente criticado por parlamentares governistas e oposicionistas, que aprovaram o projeto de lei no Congresso no início de agosto. O texto foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. Para Barroso, que já foi acompanhado por outros quatro ministros até o momento no julgamento, a lei deve permanecer suspensa até que uma série de questões sobre impactos financeiros do piso salarial seja esclarecida.

Vale ressaltar, ontem (12), o também ministro André Mendonça votou no sentido de que os efeitos da lei que definiu o piso salarial sejam restabelecidos. No voto, Mendonça rememora, inclusive, abordagens usadas por Barroso, ao atribuir ao colega a tese de que, sob o risco de asfixiar o exercício democrático, não se deve pretender que a “normatividade constitucional” seja responsável pela direção de todos os espaços estatais.

O julgamento da ação no plenário virtual do Supremo começou na última sexta-feira, 9, e poderá ter duração de cinco dias, com conclusão até amanhã, quarta-feira, 14.

Sobre a manifestação realizada Além Paraíba, nada mais justa que tenha sido realizada apesar das dificuldades que certamente surgirão, em especial no Hospital São Salvador que sofre com a lambança promovida pela atual administração municipal, leia-se prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior e sua equipe, responsáveis pela esdrúxula intervenção naquela instituição que, aliás, não pertence à municipalidade mas sim ao povo de Além Paraíba.

Desde que sofreu a intervenção, em 07 de janeiro último sob alegações diversas até hoje não comprovadas, o atendimento no Hospital São Salvador, que vinha sendo de certa forma considerado como de excelência, passou a ser sofrível graças a uma interventoria considerada pela maioria da população como incompetente em todos os sentidos. As reclamações por parte de população sobre o atendimento estão sendo comuns, e a credibilidade que esta nutria pela instituição acabou indo ralo abaixo.

Foto: Adenilson Mendes