segunda-feira, maio 6, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

O P I N I Ã O

Chega de “lambaris de enxurrada”

Por Flávio Senra (*)

Circulando pelas ruas da cidade nos últimos dias, conversando com um e outro alemparaibano, tive algumas decepções relacionadas a comentários de ex-vereadores da boa terra, o que veio a confirmar que não são apenas os atuais membros da Casa do Legislativo que tem por preferência votar e apoiar os “lambaris de enxurrada” – aliás, como gosto de usar esse termo criado por meu sempre estimado e saudoso amigo ex-vereador José Erbiste, o Macarrão!

Entre os ex-vereadores, poucos são aqueles que tenho conhecimento que tem por preferência votar num filho ou filha da boa terra. Estes ex-, na tentativa de mostrar que possuem território político-eleitoral no município e certamente já pensando no processo eleitoral de 2024 quando devem ser candidatos a uma das vagas da Câmara Municipal de Além Paraíba, não somente pedem votos para seus “lambaris”, mas também fazem questão de provocar apoiadores ao nome da candidata Bethânia Reis afirmando que ela não chegará a ter dois/três mil votos no universo de cerca de 29 mil eleitores alemparaibanos inscritos.

Devo salientar que estes indivíduos não chegaram a me abordar com suas sandices, isto porque na sua totalidade me conhecem e sabem que receberão uma resposta à altura, onde os taxarei de todos os possíveis adjetivos que meu vocabulário crítico possui. O que mais me deixa estupefato é que eles, na sua maioria, foram vereadores medíocres, bajuladores, covardes em suas decisões quando das votações e discussões em plenário, puxas-saco, sem contar que sempre fingiram estar ao lado do povo quando do exercício de suas funções parlamentares.

Não sei o quantitativo de ex-vereadores que estão apoiando Bethânia Reis, valendo ressaltar, mais uma vez, que dos atuais nenhum apoia o nome da enfermeira e ex-secretária municipal de Saúde. Somente tenho conhecimento de dois que a apoiam, no caso Rodrigo França e Roberto Tolentino – Betão, a quem tiro e sempre vou tirar o chapéu, e a quem sempre louvarei por suas atuações naquela Casa quando exerceram seus cargos. Se estou sendo injusto com os demais, só tenho a lamentar e também indagar: por que não botaram a cara na reta?

E com relação ao total de votos que Bethânia terá após o fechamento das urnas, só posso dizer que acredito, e muito, que ela terá o apoio substancial do eleitor alemparaibano que está de saco cheio de ver, em toda eleição, a quantidade de “lambaris de enxurrada” que aporta na boa terra banhada pelo Paraíba do Sul a cada quatro anos e depois some como fumaça no ar.

Chega! Além Paraíba precisa valorizar o que é seu!…

(*) Flávio Senra é o editor do Jornal Além Parahyba desde junho de 1993