segunda-feira, abril 29, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Brasil faz exportação de cachaça para mais de 60 países: EUA lidera

O ingrediente principal da caipirinha brasileira faz sucesso em todo o mundo, atingindo em 2022 o nível que estava antes da pandemia.

Se você ainda não sabe, a cachaça brasileira é apreciada em boa parte do mundo! O ingrediente principal da nossa caipirinha está fazendo sucesso pelo mundo, o que muitos ainda não sabem. Aliás, os EUA se encontram em primeiro lugar como cliente da cachaça.

O mercado está em crescimento, chegando a atingir um volume considerável no mundo pós-pandêmico. A exportação da cachaça cresceu em 38,4%, alcançando o nível que estava antes da pandemia da Covid-19.

Entre os países que compram a cachaça do Brasil, Estados Unidos, Paraguai e Alemanha estão entre os clientes do produto. O ranking das vendas apresenta os Estados Unidos como o país que mais comprou em 2021.

O Anuário da Cachaça de 2021, dados que medem as vendas do produto, divulgou este mês, através do IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça), foram mais de US$ 3 milhões, sendo R$ 17,96 milhões convertidos em compras da bebida alcoólica para os EUA.

A exportação da cachaça brasileira pelo mundo foi de 29,5% em 2021 comparado ao ano de 2020. Este ano, o crescimento foi de 38,4%, sendo 67 países que compõe a lista dos que requerem a bebida do Brasil.

Em 2021, foram cerca de R$ 76,45 milhões, chegando perto ao valor exportado antes da pandemia, no ano de 2019. Diretor executivo do Ibrac, Carlos Lima, contou à CNN:

“O Anuário da Cachaça retrata um setor em fase de retomada, ao conciliarmos os dados do levantamento com os números promissores que o Ibrac tem divulgado de crescimento da cachaça no mercado interno e externo, principalmente dos resultados parciais de exportação de 2022”.

A Alemanha e o Paraguai também compõem a lista dos países que encomendam grande quantidade da bebida alcoólica. A Europa, por sua vez, está entre as maiores parceiras do Brasil quando o assunto é bebida, sendo US$ 6,2 milhões nas compras.

A listagem também considera um aumento de 67% em produtos que foram registrados em mais de 930 estabelecimentos que estão aptos a venderem bebida alcoólica.

Fonte: Site Capitalist – Por Bruna Machado